Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sindicatos dos CTT pedem reunião urgente ao Governo

Os sindicatos representativos dos trabalhadores dos CTT pediram hoje uma reunião com urgência ao ministro das Infraestruturas para o alertar para situações graves que se passam na empresa e pedir que ela volte para a tutela do Estado.

Sindicatos dos CTT pedem reunião urgente ao Governo
Notícias ao Minuto

19:25 - 21/05/20 por Lusa

Economia Correios

Na carta enviada ao ministro, oito dos dez sindicatos que representam os trabalhadores dos CTT, afirmaram que a situação nos Correios de Portugal tem vindo a "deteriorar-se a todos os níveis", e acusaram a Comissão Executiva da empresa de pôr em causa "a necessária estabilidade sociolaboral", ao alterar unilateralmente a forma de pagamento do subsídio de refeição, que passou a ser feita por cartão, entre outras medidas.

Segundo a missiva, os CTT também não têm cumprindo os requisitos de qualidade da prestação de serviços às populações e empresas, verificando-se, nomeadamente, atrasos na distribuição de correspondência, mesmo antes da pandemia, apesar de os trabalhadores estarem sujeitos a intensos ritmos de trabalho.

Perante a situação da empresa, os sindicatos consideram "fundamental o retorno dos CTT à esfera do Estado" e querem dar conta ao Governo de tudo que se passa na empresa.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) entregou um pré-aviso de greve para 29 de maio abrangendo os trabalhadores dos CTT Expresso e dos CTT -- Correios de Portugal.

De acordo com o sindicato, os trabalhadores não aceitam a proposta de atribuição de um cartão de refeição como forma de pagamento do subsídio de alimentação, substituindo, assim, o pagamento no vencimento mensal por transferência bancária, como tem sido feito até ao momento.

Os CTT já lamentaram o motivo na base da greve e apelaram ao "sentido de responsabilidade" dos sindicatos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório