Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Estes são os bancos com mais (e com menos) reclamações em Portugal

O Banco de Portugal anunciou, na quarta-feira, que as reclamações de clientes bancários aumentaram 18,7% durante o ano passado.

Estes são os bancos com mais (e com menos) reclamações em Portugal
Notícias ao Minuto

07:05 - 30/04/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Reclamações

O Banco de Portgal (BdP) deu conta, na quarta-feira, de um aumento das reclamações durante o ano passado na ordem dos 18,7%. Quais são os bancos com mais reclamações? Vamos por partes.

As matérias mais alvo de queixas continuaram a ser, em 2019, relacionadas com depósitos bancários (32,5% do total de reclamações), crédito aos consumidores (24,7% do total) e crédito à habitação e hipotecário (11,6%), produtos e serviços bancários muito comuns nos clientes bancários.

As instituições com mais reclamações nos depósitos bancários foram o Activobank (0,74 reclamações por cada mil contas de depósito à ordem), o Banco CTT (0,60) e Abanca e Santander Totta (cada um com 0,43 reclamações por cada mil contas).

Já nos créditos aos consumidores as instituições que mais queixas somaram foram Caixa Leasing e Factoring (pertencente à Caixa Geral de Depósitos, com 3,65 reclamações por 1.000 contratos de crédito aos consumidores), Volkswagen Bank (2,60) e Banco BIC (1,55). Já em 2018, a Caixa Leasing e Factoring tinha sido a entidade mais reclamada no crédito com consumidores.

No crédito à habitação e hipotecário, as três com mais reclamações foram Banco CTT (com 4,29 reclamações por 1.000 contratos de crédito), Bankinter (1,26) e Santander Totta (1,21). Também em 2018 o Banco CTT já tinha sido a instituição mais reclamada em crédito à habitação e hipotecário.

E quais são os bancos com menos reclamações?

Do lado oposto, o relatório do BdP revela que nos depósitos bancários as instituições com menos reclamações foram a Caixas de Crédito Agrícolas Integradas no SICAM e o Banco Best, enquanto no crédito aos consumidores os que tiveram menos queixas foram o BNP Paribas e o Millennium BCP. Quanto ao crédito à habitação e hipotecário as instituições com menos reclamações foram a sucursal do BBVA e novamente o Millennium BCP.

Quanto às reclamações encerradas em 2019, indica o Banco de Portugal que em 61% dos casos não observou indícios de infração. Já em 39% dos casos houve a resolução da situação pela instituição de crédito.

O prazo médio de encerramento das reclamações foi de 58 dias em 2019, acima dos 28 dias que tinham sido registados em 2018, o que o Banco de Portugal justifica "em parte com o crescimento significativo do número de reclamações entradas em 2019".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório