Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Administração do Eurobic continua em funções até nova assembleia-geral

A administração do Eurobic, cujo presidente executivo é Teixeira dos Santos, vai continuar em funções até nova assembleia-geral, depois de a decisão sobre a gestão ter sido adiada na reunião magna desta segunda-feira, divulgou hoje o banco.

Administração do Eurobic continua em funções até nova assembleia-geral
Notícias ao Minuto

12:26 - 28/04/20 por Lusa

Economia EuroBic

A eleição dos órgãos sociais era um dos pontos da assembleia-geral de acionistas que decorreu esta segunda-feira.

Contudo, uma vez que o banco está em processo de compra pelo grupo espanhol Abanca, os acionistas entenderam "remeter a discussão deste ponto para uma futura assembleia-geral, devendo a atual administração manter-se em funções", disse hoje o banco em comunicado.

Já na segunda-feira, vários órgãos de comunicação social noticiaram que a assembleia-geral do Eurobic decidiu, afinal, suspender a decisão sobre a nova gestão.

O Eurobic tem Diogo Barrote como presidente do Conselho de Administração e Fernando Teixeira dos Santos como presidente da Comissão Executiva.

Em 2019, teve lucros de 61 milhões de euros, 44% acima dos 42,5 milhões de euros de 2018, segundo a informação também hoje divulgada.

O Eurobic está desde fevereiro em processo de venda do seu capital ao grupo espanhol Abanca, decorrendo de momento a auditoria do Abanca ao banco, que servirá para fixar o preço do negócio.

A principal acionista do banco é Isabel dos Santos (com 42,5%), mas em janeiro, aquando da informação de que a empresária angolana ia abandonar a estrutura acionista na sequência do escândalo 'Luanda Leaks', o Eurobic também informou que a empresária tinha renunciado "em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto".

O segundo maior acionista do Eurobic é o empresário luso-angolano Fernando Teles, com 20% do capital.

O Eurobic nasceu em 2008 de capitais angolanos e em 2014 ficou com a atividade bancária do BPN por 40 milhões de euros, o banco nacionalizado em 2008 que, segundo o Tribunal de Contas, custou ao Estado português 5.000 milhões de euros entre 2011 e 2018.

É liderado por Fernando Teixeira dos Santos, que era ministro das Finanças do governo PS de José Sócrates quando foi decidida a nacionalização do BPN.

Quanto ao grupo bancário espanhol Abanca, que em fevereiro acordou a compra de 95% do capital do Eurobic, tem em Portugal 70 agências, 500 colaboradores e mais de 80.000 clientes, segundo fonte oficial.

Quando for concretizado o negócio, a estes vão somar-se os 1.482 trabalhadores e 184 agências do Eurobic, que servem 266.670 clientes.

No total, o Abanca ficará com uma rede comercial de mais de 250 agências que passa a servir todas as regiões de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório