Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Trabalhadores da Maiólica suspendem vigília contra saída de material

Os trabalhadores da cerâmica Maiólica, que foi declarada insolvente, suspenderam hoje a vigília que estavam a realizar há mais de um mês à porta da empresa de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, para impedir a saída do material.

Trabalhadores da Maiólica suspendem vigília contra saída de material
Notícias ao Minuto

20:17 - 26/03/20 por Lusa

Economia Aveiro

"Foi lá hoje a administradora da insolvência tirar fotografias e o pessoal desistiu todo de ir para lá guardar. O nosso valor está quase todo lá dentro, mas temos muita louça cá fora pronta a carregar", disse à Lusa Fernanda Silva, que trabalhou 17 anos na empresa.

O Juízo do Comércio de Aveiro declarou na passada quinta-feira a insolvência da cerâmica Maiólica, que suspendeu a produção há cerca de um mês, deixando cerca de 50 pessoas sem trabalho.

Para administrador da insolvência foi nomeada Cláudia Margarida de Sousa Soares, tendo sido fixado um prazo de 30 dias para a reclamação de créditos.

A empresa situada na zona industrial de Albergaria-a-Velha suspendeu a laboração no dia 14 de fevereiro, por alegado corte no fornecimento de gás.

Os funcionários foram surpreendidos quando se apresentaram ao trabalho e não encontraram condições para trabalhar.

"Chegámos aqui à empresa de manhã para trabalhar e não pudemos, porque vieram cortar o gás", disse então Fernanda Silva, adiantando que a gerente que lhes referiu que a empresa "morreu", porque "tem muitas dívidas".

Na altura, Fernanda Silva referiu que os trabalhadores, na maioria mulheres, tinham em atraso o salário do mês de janeiro e parte de fevereiro.

Uma semana depois de a fábrica ter parado a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, deslocou-se ao local para manifestar solidariedade para com os trabalhadores, defendendo a necessidade de legislação que combata as falências fraudulentas e salvaguarde os direitos dos trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório