O Ruralnet nasceu há 15 anos no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) como uma loja virtual para venda de produtos regionais de Trás-os-Montes e outras regionais do país.
O projeto de comércio eletrónico vendeu durante alguns anos "cabazes" de compras, mas acabou por ser desativado até que, no início de 2013, uma ideia de um estudante do IPB "reabriu" a loja virtual que já soma "50 mil euros" em vendas.
Os dados foram avançados à Lusa por José Adriano docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão que atualmente coordena o Gabinete de Empreendedorismo do IPB, e que foi o autor da ideia, em 1998, no âmbito de uma tese de doutoramento.
Um estudante do politécnico, Manuel Lobo, apareceu com um projeto de empreendedorismo idêntico e o Ruralnet foi reativado, tornando-se numa empresa com um posto de trabalho e um estágio profissional, além do envolvimento de dois docentes do gabinete de empreendedorismo.
A empresa criou uma plataforma de apoio em Alfândega da Fé, onde a autarquia local cedeu um espaço para armazenamento dos produtos.
A loja 'gourmet' virtual de produtos tradicionais permite adquirir os mais variados produtos e serviços, desde queijos, a vinhos, azeite, enchidos, doces, artesanato a turismo.
O Ruralnet aceita encomendas de vários países com entregas ao domicílio e têm à disposição dos cibercompradores, no sítio a Internet, um simulador que lhes permite saber os preços e o custo final da encomenda com os produtos pretendidos.
O projeto conta com a parceria de produtores, empresas e outros agentes, que encontram nesta ferramenta também um meio para promover e vender os seus produtos e serviços.
O Ruralnet tem também espaço reservado para os clientes se expressarem e onde alguns dos que fazem encomendas dão conta das condições em que as mesmas chegaram ao destino, fazem apreciações sobre os produtos e em várias mensagens surge a promessa de "nova encomenda".