Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Costa lembra que Beja é o distrito que "beneficia de 90%" do Alqueva

O primeiro-ministro, António Costa, destacou hoje que Beja é o distrito que "beneficia de 90% do impacto do maior investimento de coesão" efetuado "em todo o Alentejo", o projeto do Alqueva.

Costa lembra que Beja é o distrito que "beneficia de 90%" do Alqueva
Notícias ao Minuto

18:49 - 01/02/20 por Lusa

Economia Amigos da Coesão

"Beja é o distrito" que "beneficia de 90% do impacto do maior investimento de coesão em todo o Alentejo, que é a barragem do Alqueva", disse António Costa, na conferência de imprensa que encerrou a Cimeira dos "Amigos da Coesão" da União Europeia.

Questionado sobre a manifestação do movimento cívico Beja Merece +, que teve lugar de manhã, a algumas dezenas de metros da Pousada de S. Francisco, no centro de Beja, onde decorreu o encontro dos representantes dos 17 países "Amigos da Coesão", a partir das 12:00, o primeiro-ministro continuou a evocar o Alqueva.

Costa realçou que "grande parte do esforço" em curso "na área do regadio" do empreendimento, que está em fase de expansão, está a ser feito "precisamente aqui na região de Beja".

Quanto às "bandeiras" do movimento Beja Merece +, que defende a melhoria das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias a Beja e ao Baixo Alentejo e ao aproveitamento do aeroporto localizado perto da cidade, o chefe do Governo também falou delas.

O Programa Nacional de Infraestruturas (PNI), "que já foi votado na Assembleia da República" e "que está em apreciação no Conselho Superior de Obras Públicas, prevê "a eletrificação do troço da linha" ferroviária "entre Casa Branca e Beja".

E Autoestrada 26 (A26), que liga a Autoestrada do Sul a Figueira dos Cavaleiros (Ferreira do Alentejo), "que está efetivamente concluída, já tem finalmente em obras a conclusão da praça das portagens, para que, rapidamente, possa entrar ao serviço", prometeu o líder do Governo.

Um grupo de elementos do movimento cívico Beja Merece + aproveitou hoje a Cimeira dos "Amigos da Coesão", em Beja, para reivindicar que o Governo seja "solidário" para com a região e invista na melhoria das acessibilidades.

Ao final da manhã, ainda antes da chegada das comitivas em representação dos Estados-membros "Amigos da Coesão", cerca de 100 integrantes do movimento cívico manifestaram-se para defender mais investimento do Governo.

Os manifestantes não puderam chegar junto da pousada, devido ao perímetro de segurança, mas os ministros do Planeamento, Nelson de Souza, e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, acompanhados pelo deputado socialista eleito por Beja, Pedro do Carmo, foram ao seu encontro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório