Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Começar 2020 a reduzir o desperdício. Sete dicas para ajudar

Se uma das suas resoluções para o próximo ano é ter uma 'pegada' mais verde, este artigo é para si.

Começar 2020 a reduzir o desperdício. Sete dicas para ajudar
Notícias ao Minuto

08:45 - 30/12/19 por Notícias ao Minuto

Economia Sustentabilidade

O próximo ano está à porta e, além dos balanços, esta é uma altura que muitos aproveitam para pensar nas resoluções e objetivos do próximo ano. A sustentabilidade é cada vez mais uma preocupação geral e há pequenos gestos que podem tornar a nossa 'pegada' mais verde. 

A Phenix, uma app que tem como objetivo combater o desperdício alimentar, apresenta sete dicas que podem ser particularmente úteis para quem quer reduzir o desperdício.

"O desperdício (seja ele alimentar ou não) é um problema que nos deve preocupar a todos. Segundo osdados mais recentes, cerca de um terço de todos os alimentos que produzimos mundialmente, acabam no lixo (dados da FAO) o que significa que um terço da água, energia, mão-de-obra e outros recursos utilizados na sua produção também acabam no 'lixo'", refere a empresa, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Tome nota: 

  1. Deixar de utilizar plásticos descartáveis - "Podemos pensar nas palhinhas plásticas das bebidas que, infelizmente não são recicláveis. Mas se é indispensável para vocês, pensem em utilizar as alternativas ecológicas, como por exemplo, palhinhas de massa, bambu ou inox. Para cada item descartável, já existe uma alternativa sustentável"; 
  2. Substituir todos os vossos sacos descartáveis, por outros reutilizáveis;
  3. Transformar uma divisão da casa em 'Zero Waste' - "Substituir itens descartáveis de utilização única e trocar produtos embalados em plástico por outros sem embalagem ou com embalagens sustentáveis já não é assim tão difícil. Para ajudar nessa tarefa, uma simples visita a uma loja a granel ou uma pesquisa rápida na internet vão devolver centenas de resultados nesse sentido"; 
  4. Comprar a granel - Sejam elas em supermercados, lojas de bairro, mercearias tradicionais ou casas a granel. O importante é comprar exatamente o que precisa, para evitar o desperdício. 
  5. Trocar os recipientes para alimentos de plástico por opções de vidro ou inox;
  6. Começar a consumir frutas e legumes de época - "Por serem de época, estes alimentos consomem menos recursos na sua produção, dispensam a utilização de químicos, são mais baratos e possuem uma maior concentração de vitaminas e nutrientes". A Phenix disponibiliza nas redes sociais os alimentos de cada mês:

7. Consumir no comércio local - A app considera que está uma opção habitualmente "mais justa e sustentável". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório