A partir de janeiro, imigrantes vão ter número da Seg. Social na hora
O objetivo é tornar o processo mais rápido.
© Global Imagens
Economia Imigrantes
A partir de 1 de janeiro do próximo ano, os cidadãos estrangeiros que pretendam iniciar a sua atividade profissional em Portugal vão ter acesso ao Número de Identificação de Segurança Social (NISS) na hora. O objetivo é acelerar o processo, de acordo com o Governo.
"De forma a tornar o processo mais célere, a partir do dia 1 de janeiro de 2020, o NISS passa a ser atribuído na hora aos cidadãos estrangeiros que pretendam iniciar a sua atividade profissional ao abrigo dos regimes de Trabalhador por Conta de Outrem, Trabalhador do Serviço Doméstico ou Trabalhador Independente", refere a Segurança Social.
Este número deverá ser pedido nas sedes de distrito de cada centro distrital (Balcão NISS NA HORA) ou nos serviços locais de atendimento da Segurança Social.
Pode consultar aqui todos os documentos que são necessários para ter acesso ao número em questão.
"A conformidade do NISS atribuído aos cidadãos estrangeiros que tenham dado início de atividade independente na Autoridade Tributária e Aduaneira será igualmente verificada através do cumprimento dos deveres legais que lhes estão associados", refere o organismo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com