Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Número de passageiros atinge 56 milhões em Lisboa em novembro

Quase 56 milhões de passageiros foram transportados em novembro na Área Metropolitana de Lisboa (AML), representando um aumento de 17,9% nas validações de bilhetes, face a igual mês de 2018, segundo dados provisórios da AML hoje divulgados.

Número de passageiros atinge 56 milhões em Lisboa em novembro
Notícias ao Minuto

11:20 - 24/12/19 por Lusa

Economia AML

Os 56 milhões de passageiros transportados refletem a venda de 764.095 passes, o que, segundo afirma a AML em comunicado, confirma que a criação dos novos passes Navegante, em abril deste ano, "representou uma profunda alteração das soluções de deslocação, em favor de uma mobilidade mais sustentável, e com significativo impacto" económico e social nas famílias.

A AML registou, no entanto, uma diminuição de 10,1% nos passageiros relativamente ao mês anterior, de outubro, que justifica com o menor número de dias úteis do mês de novembro, com feriado durante a semana, e com as interrupções letivas em algumas escolas.

Os dados mostram ainda que, em novembro, 88% dos passageiros transportados utilizaram títulos do tipo passe, e apenas 12% títulos ocasionais.

Do número total de passes vendidos na área metropolitana de Lisboa, 94% eram Navegante: 60% Metropolitano, 17% Municipal, 14% para passageiros com mais de 65 anos e 6% para família.

Segundo a AML, em novembro, foram vendidos 764.095 passes, mais 36,3% do que em igual período de 2018.

Os novos passes Navegante representaram 97% dos passes vendidos na área metropolitana de Lisboa, nesse mês, e corresponderam a mais de metade (60%) dessas vendas, seguidos do Navegante Municipal, com 17%, e do +65 (mais de 65 anos) com 14%.

O Navegante Família, que começou a ser vendido em agosto, representou em novembro mais de 3% das vendas do sistema, segundo a AML , abrangendo um total de 7.068 agregados familiares e 26.728 pessoas.

Relativamente aos cartões Lisboa VIVA (suporte físico necessário para o carregamento dos passes Navegante) produzidos, a AML registou um aumento de 43% em novembro, em comparação com período homólogo de 2018.

O balanço do ano da AMNL contabiliza, até novembro, o transporte de quase 562 milhões de passageiros nos serviços de transporte público dentro da área metropolitana de Lisboa este ano.

A AML lembra, no comunicado, que, no primeiro trimestre de 2019, o número de passageiros transportados registou um crescimento médio de 5%, em relação ao período homólogo do ano anterior.

"A fidelização ao sistema de transportes é agora maior, resultado de um aumento do número de passageiros com passe, em detrimento de passageiros ocasionais, tendência que se começou a registar após a implementação do novo sistema tarifário, e que se mantém", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório