O Castelo de Vila Nova de Cerveira vai dar origem a um hotel de quatro estrelas, com abertura prevista para 2021, anunciou o gabinete do ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, após ter sido assinado o contrato de concessão, no âmbito do Programa Revive, com o promotor Eurico da Fonseca. O investimento deverá ascender a três milhões de euros.
A tutela salienta que o promotor é o mesmo que desenvolveu o projeto de requalificação do Palácio de São Bento da Vitória, no Porto.
A nova unidade hoteleira em Viana do Castelo disponibilizará um total de 41 quartos, com restaurante e ginásio, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O empreendimento situar-se-á no centro de Vila Nova de Cerveira, junto à estação ferroviária. Sublinha a tutela que o "Castelo dispõe de uma vista privilegiada para o rio Minho, que faz fronteira natural com Espanha".
O Castelo de Vila Nova de Cerveira é um exemplar medieval da arquitetura gótica, mandado construir em 1320 pelo rei D. Dinis e que alberga a antiga Igreja da Misericórdia, a antiga Casa dos Governadores, a Cadeia e outros anexos. O complexo foi adaptado a Pousada entre 1982 e 2008, encontrando-se fechado e sem qualquer utilização desde essa data.
O Executivo refere também que esta foi a 11.ª concessão adjudicada no âmbito do Programa Revive, que atinge assim o total de 103 milhões de euros de investimento privado na recuperação de imóveis públicos e mais de dois milhões de euros em rendas anuais.