Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 61 milhões de viagens em transportes na AML. "Um aumento de 23%"

Os utilizadores dos transportes públicos coletivos da área metropolitana de Lisboa realizaram mais de 61 milhões de viagens durante o mês de outubro, dos quais 86% tinham um passe Navegante, segundo dados provisórios hoje divulgados.

Mais de 61 milhões de viagens em transportes na AML. "Um aumento de 23%"
Notícias ao Minuto

19:32 - 18/11/19 por LUsa

Economia Transportes públicos

Segundo uma nota divulgada pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), em outubro foram transportados "mais de 61 milhões de passageiros", tendo por base a validação do sistema de bilhética.

No mês anterior, o número de viagens de utilizadores dos transportes públicos tinha sido de cerca de 53 milhões.

"Comparando com o período homólogo de 2018, houve um aumento de 23% das validações registadas", lê-se no comunicado da AML.

Nas mais de 61 milhões de viagens realizadas em outubro, 86% dos passageiros utilizaram "títulos do tipo passe e apenas 14% títulos ocasionais".

"Desde a implementação do novo sistema tarifário, entre abril e outubro de 2019, foram transportados mais 52 milhões e 400 mil passageiros face a igual período de 2018, o que corresponde a um aumento médio de 19,8%", de acordo com a AML.

Quanto ao número de passes vendidos, foi superior a 768 mil, "o que constituí um novo máximo desde a implementação do novo sistema tarifário, em abril deste ano" (em setembro tinham sido vendidos cerca de 723 mil passes), refere a AML.

Comparando com o período homólogo de 2018, registou-se um aumento de 24,8%.

Os novos passes Navegante representam 94% dos passes vendidos na área metropolitana de Lisboa, correspondendo 60% dessas vendas ao passe Navegante Metropolitano, seguido do Navegante Municipal com 17% e do +65 com 14%.

O passe Navegante Família, que entrou em vigor em agosto, representa já 3% das vendas do sistema, abrangendo mais de 5.700 agregados familiares e cerca de 22 mil pessoas.

Relativamente aos cartões Viva (necessários para o carregamento dos passes Navegante) produzidos, houve um aumento de 32% em comparação com o período homólogo de 2018, tendo sido pedidos cerca de 62 mil.

Ainda segundo os dados provisórios divulgados, o transporte rodoviário continua a ter o maior número de passageiros, registando em outubro 48% do total.

O metropolitano transportou 30% dos passageiros, enquanto 19% usaram o comboio e 3% os barcos.

Contudo, "o modo que registou o maior aumento de passageiros desde a implementação do novo sistema tarifário foi o ferroviário pesado, com aumentos superiores a 39% em outubro de 2019, em comparação com o período homólogo de 2018, quando no primeiro trimestre este incremento se situava perto dos 8%", indica a AML.

Na semana passada, a AML anunciou que em 2020 os preços dos passes Navegante não vão ter alterações.

Desde 01 de abril que os utentes passaram a ter dois modelos de passes na AML, um dos quais é o Navegante Metropolitano, que permite a utilização "em todos os modos de transporte, todas as empresas de transportes em toda a Área Metropolitana de Lisboa" e que custa no máximo 40 euros mensais.

Foram também criados 18 passes Navegante Municipal - um para cada um dos 18 concelhos que integram a AML - que, por 30 euros, permitem ao utente utilizar todos os transportes públicos de um concelho, ficando com a denominação da área geográfica a que diz respeito, como Navegante Lisboa, Navegante Sintra ou Navegante Vila Franca.

Existe ainda o Navegante Família - cujo preço máximo equivale a dois passes, ou seja 80 euros, e serve várias pessoas do mesmo agregado familiar. Este título começou a ser vendido no final de julho para ser usado em agosto.

Outras modalidades disponíveis são o Navegante 12, gratuito para crianças até aos 12 anos, e o Navegante +65, destinado a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas (20 euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório