Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Trabalha por conta própria? Quatro dicas para melhorar a produtividade

Manter a disciplina é a chave para melhorar a produtividade quando se trabalha por conta própria. Mas há mais.

Trabalha por conta própria? Quatro dicas para melhorar a produtividade
Notícias ao Minuto

07:00 - 16/11/19 por Notícias ao Minuto

Economia Produtividade

Trabalhar por conta própria pode ser uma forma de colocar em prática um sonho de negócio antigo, mas é preciso muita disciplina para que as coisas evoluam e a atividade seja produtiva, conforme lembra a clínica especializada em finanças pessoais Doutor Finanças

"Ser trabalhador por conta própria pode significar mais liberdade e autonomia, mas também estar sujeito a um maior foco de dispersão. Daí que ter disciplina no cumprimento desta atividade, é muito importante para não se desviar dos objetivos traçados inicialmente", refere o Doutor Finanças, numa nota publicada no seu site. 

Para garantir o sucesso da atividade é fundamental que assegure que reúne as condições de trabalho necessárias, para que entenda que aquele é o seu local de trabalho. Mas há mais. 

Tome nota dos conselhos do Doutor Finanças: 

  • Ter um plano ajuda a saber o caminho a fazer - "Neste campo, a palavra chave é equilíbrio entre a vida social, familiar e profissional pois se uma delas estiver em défice, mais complicada vai ser a sua jornada neste método de trabalho. Daí que seja importante definir um plano de atuação, com base nas metas que pretende atingir, bem como ter bem presentes os objetivos de forma mensurável e com uma linha de tempo bem definida."
  • Trabalhe para viver e não para sobreviver - "Ter um negócio ou trabalho por conta própria pode ser extremamente desgastante. É expectável que o envolva bastante, já que sente que não quer desperdiçar a oportunidade de trabalhar mais e ganhar mais."
  • Delegar tarefas é por vezes uma boa forma de fazer mais - "À medida que vai avançando no seu negócio por conta própria, pode acontecer que a dado momento tenha de delegar tarefas e responsabilidades, até mesmo para evitar que acarrete uma sobrecarga de trabalho. Assim, é imprescindível que tenha ao seu lado profissionais competentes e que saibam exatamente as áreas que devem trabalhar. Trabalhar por conta própria implica por vezes ter os melhores em determinadas áreas a trabalhar ao nosso lado, até porque o caminho não se faz de forma solitária."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório