Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Novembro (também) é mês de pagar IMI. Será que está a pagar a mais?

A última prestação do IMI tem de ser paga até ao final deste mês.

Novembro (também) é mês de pagar IMI. Será que está a pagar a mais?
Notícias ao Minuto

10:52 - 07/11/19 por Notícias ao Minuto

Economia IMI

Novembro é o mês de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para aqueles que pagam mais de 100 euros e optam por efetuar a liquidação em prestações. Quer isto dizer que os contribuintes têm até ao final do mês para pagar esta última prestação. 

Porém, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recomenda que os portugueses simulem os seus casos em particular, de modo a perceber se estão (ou não) a pagar a mais. 

Se agora já não faz diferença, as boas notícias podem chegar no próximo ano. Se acha que está a pagar mais do que aquilo que deve - pode simular aqui - peça uma nova avaliação da sua casa. 

"Desde o início do ano, mais de 26 mil portugueses simularam o valor justo de IMI a pagar pelas suas casas e sete em cada dez confirmaram que estão a pagar imposto a mais. Se apresentarem nas Finanças um pedido para nova avaliação das casas antes de 31 de dezembro, estes proprietários obterão poupanças no IMI já em 2020", refere a DECO, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Em média, sublinhe-se, as poupanças reveladas pelo simulador DECO rondam os 78 euros. Faro, Setúbal, Vila Real, Santarém e Açores destacam-se, com poupanças médias acima dos 80 euros.

Porém, só é possível pedir novas avaliações de três em três anos. Se o fez em 2017 ou 2018, ainda não o pode fazer este ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório