Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Paddy e Snowden no 1.º dia. "Somos a única forma de nos protegermos"

A Web Summit decorre até quinta-feira no Parque das Nações, em Lisboa.

Paddy e Snowden no 1.º dia. "Somos a única forma de nos protegermos"
Notícias ao Minuto

18:19 - 04/11/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Web Summit

Começou mais uma edição da Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo que decorre durante os próximos quatro dias no Parque das Nações, em Lisboa. Num encontro em que o futuro é o ponto de ordem, o pontapé de saída foi dado pelo fundador da cimeira, Paddy Cosgrave.

"Durante a próxima semana vamos ser todos portugueses", começou por dizer Paddy Cosgrave, na abertura do evento. 

O início estava previsto para as 18h15, mas "alterações de segurança implementadas pela polícia" levaram ao atraso dos trabalhos em cerca de 15 minutos. Cosgrave explicou que a polícia revistou as todas as malas de mão à entrada. 

"Há duas horas [as forças policiais] tomaram a decisão de começar a ver as mochilas", reforçando o controlo de segurança, adiantou Paddy Cosgrave. "Nós respeitamos e achamos que o interesse deles é o interesse de todos vós", acrescentou.

Snowden deixa avisos sobre a privacidade (e recomendações)

À curta declaração de Cosgrave seguiu-se a intervenção de Edward Snowden, o convidado principal deste primeiro dia. Snowden participou por videoconferência, uma vez que se encontra asilado na Rússia, para onde fugiu depois de ter revelado informação confidencial e ser procurado pela justiça norte-americana.

"Quando temos as empresas e os governos consertados, começamos a ver uma situação complexa. (...) Há uma concentração de poder", apontou Snowden. "Como é que se policia o uso desse poder quando é usado contra as pessoas e não a seu favor?", questionou, referindo-se aos problemas criados por plataformas como o Facebook

Por isso, Snowden deixa um desafio à indústria das tecnológicas: "Ao invés de pedirem às pessoas para confiarem em vocês e nos vossos serviços, façam com que as pessoas não tenham de confiar em vocês", rematou. 

"Nós somos a única forma de nos protegermos a nós próprios", rematou Snowden, seguindo-se um forte aplauso por parte da plateia.

Vários condicionamentos de trânsito no acesso ao Parque das Nações

Os condicionamentos de transito neste primeiro dia de Web Summit são já bem visíveis, uma realidade que, aliás, deverá prolongar-se até quinta-feira. As principais vias de acesso ao Parque das Nações - junto à Altice Arena, FIL e Alameda dos Oceanos - estão interditas. A única forma de aceder ao local do evento é mesmo a pé. 

Notícias ao MinutoVários condicionamentos de trânsito no acesso ao Parque das Nações© Notícias ao Minuto

A Web Summit abriu portas esta segunda-feira, mas o evento vai permanecer em Lisboa por mais uns anos, depois de em 2018 ter sido assinado um contrato que prevê a realização da cimeira em Portugal por uma década.  

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, estima um retorno financeiro na ordem dos 180 milhões de euros, pelo facto de esta cimeira se realizar em território nacional. 

Os números oficiais da organização, aos quais o Notícias ao Minuto teve acesso, dão conta de 70.469 participantes provenientes de 163 países, sendo que as estimativas apontavam, exatamente, para cerca de 70 mil participantes. 

Notícias ao MinutoEste ano, há 24 palcos e centenas de oradores© Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório