Metro de Lisboa transportou perto de 177 milhões de passageiros em 2024

O Metropolitano de Lisboa transportou no ano passado perto de 177 milhões de passageiros, registando uma recuperação na procura em comparação com 2023, com um aumento de 6,5%.

Metro de Lisboa vai crescer. Estas três imagens mostram (todo) o plano

© Shutterstock

Lusa
01/07/2025 14:53 ‧ há 6 horas por Lusa

Economia

Transportes públicos

 

 

A informação consta do relatório de contas apresentado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que dá conta de um total de 176.727.284 de passageiros transportados em 2024.

O valor é a soma dos passageiros com título válido (171.898.118, mais 6,3% do que em 2023) e das situações de fraude (entrada sem pagar), que ascenderam a 4.829.166 (mais 18,1%).

De acordo com o relatório, o impacto na procura deve-se à entrada em vigor de duas medidas de gratuitidade para os jovens, a partir de 01 de janeiro de 2024: o passe Navegante, nas modalidades sub 18+TP e estudante sub 23+TP, passou a ser totalmente gratuito para todos os estudantes até aos 23 anos de idade.

Em 01 de dezembro de 2024, foi alargada a gratuitidade do passe a todos os jovens até aos 23 anos.

Já no âmbito dos títulos pagos, houve um acréscimo de 8,3%. Face à estimativa inscrita no Plano de Atividades e Orçamento (PAO), foi registado um acréscimo de 3,1% nos passageiros com título pago e de 1,4% nos passageiros totais.

Em termos de oferta de serviço, os trabalhos em curso no novo Sistema de Sinalização Ferroviária e no projeto de expansão da Linha Circular obrigaram a uma diminuição da oferta com impacto na procura.

"Verificaram-se encerramentos de troços e estações nas linhas Verde e Amarela durante o período de 03 a 19 de agosto e os constrangimentos associados ao desenvolvimento destes investimentos levaram a que os valores de procura não fossem mais expressivos. Nos últimos dois meses do ano, verificaram-se três greves parciais com impacto no serviço e consequentemente nos valores de procura: as greves de 06 de novembro, 14 de novembro e 03 de dezembro iniciaram-se com a abertura da exploração tiveram duração até às 10:00", é referido.

De acordo com os dados do relatório, em 2024 a disponibilidade média da frota no período de ponta da manhã de dia útil registou 95,3 composições disponíveis para serviço público, para uma necessidade máxima diária de 91 composições, representando um aumento de 3% face ao período homólogo.

Ao nível da infraestrutura principal, e na sequência da alteração do sistema de sinalização (CBTC), "registaram-se níveis de desempenho técnico inferiores aos de 2023".

Em alguns meses, a indisponibilidade mensal superou o valor máximo estabelecido de quatro horas acumuladas por mês em toda a rede, sendo que o valor médio ao longo do ano foi de 3,44 horas.

Também ao nível da fiabilidade da infraestrutura principal registou-se um valor médio de 96 horas entre falhas, abaixo dos objetivos de qualidade definidos para estas infraestruturas.

Em relação aos recursos humanos, em 2024 o Metro de Lisboa deu continuidade ao processo, iniciado em 2018, de recrutamento de novos elementos para as áreas comercial e de manutenção, mas também de técnicos superiores.

"Com a aprovação do PAO para o exercício de 2024, foi estendido o prazo da contratação de 53 trabalhadores, sendo que o preenchimento destas vagas [...] iria possibilitar a concretização de concursos internos para a formação de maquinistas, reforçando os planos de oferta inerentes ao Plano de Expansão da Rede", indica o grupo.

No entanto, ao longo do ano foram celebradas apenas 25 admissões oriundas da autorização do alargamento de quadros devido à escassez de profissionais no mercado e das expressivas expectativas salariais de técnicos qualificados.

Incluindo as admissões por substituição, o total traduziu-se em 40 contratações: 13 agentes de tráfego, 13 técnicos superiores, dois inspetores de obra e 12 oficiais de manutenção.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião). Normalmente, o metro funciona entre as 06:30 e as 01:00.

Leia Também: EDP planeia robotização em 25 centrais solares no próximo ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas