Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Bancos estimam "ligeiro aumento" da procura do crédito ao consumo

Os bancos deverão manter os critérios de aprovação de créditos no quarto trimestre, com algumas instituições a preverem um "ligeiro aumento" na procura no crédito ao consumo, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Bancos estimam "ligeiro aumento" da procura do crédito ao consumo
Notícias ao Minuto

14:02 - 22/10/19 por Lusa

Economia BdP

De acordo com os resultados hoje divulgados, no terceiro trimestre, os bancos portugueses que participaram no inquérito indicaram que a política de concessão de crédito se manteve praticamente inalterada face ao trimestre anterior.

Acrescentaram que, no mesmo período, a procura de crédito aumentou ligeiramente no segmento dos particulares para aquisição de habitação e permaneceu praticamente inalterada no segmento das empresas e dos particulares para consumo.

A oferta de crédito a empresas e a particulares permaneceu praticamente inalterada face ao trimestre anterior, "ainda que as pressões da concorrência tenham contribuído para tornar os 'spreads' ligeiramente menos restritivos nos empréstimos de risco médio concedidos a empresas", refere.

As instituições participantes não antecipam, desta forma, alterações de relevo nos critérios de concessão de crédito para o quarto trimestre do ano.

"A estabilização da oferta é transversal aos segmentos de crédito analisados: empréstimos a PME [Pequenas e Médias Empresas] e a grandes empresas, bem como a particulares para habitação e para consumo e outros fins. Neste trimestre, a proporção de pedidos de empréstimo rejeitados de empresas e de particulares permaneceu praticamente inalterada", sinaliza.

Para o quarto trimestre do ano, as instituições não antecipam alterações relevantes na procura de empréstimos no segmento das empresas e dos particulares para aquisição de habitação, mas antecipam "um ligeiro aumento na procura de crédito para consumo e outros fins".

No terceiro trimestre, a procura de crédito por parte de empresas manteve-se globalmente inalterada face ao segundo trimestre do ano, refere o BdP.

No segmento dos particulares, acrescenta, o aumento da procura no segmento do crédito à habitação contribuiu para o nível geral das taxas de juro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório