Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente promulga diploma sobre segurança privada em navios

O Presidente da República promulgou hoje o diploma que cria o regime jurídico da atividade de segurança privada a bordo de navios de bandeira portuguesa que atravessem áreas de alto risco de pirataria, indica a página oficial da Presidência.

Presidente promulga diploma sobre segurança privada em navios
Notícias ao Minuto

20:06 - 18/10/19 por Lusa

Economia Belém

Em causa está a criação do quadro legal que permite que os navios registados em Portugal possam passar a contratar empresas de segurança privadas armadas para a prestação de serviços de segurança sempre que atravessem zonas de elevado risco de pirataria e que foi aprovado pelo Conselho de Ministros em 22 de agosto.

"A necessidade deste regime prende-se com a circunstância de a pirataria ter um impacto significativo na segurança de pessoas e bens no transporte marítimo do qual depende 90% do comércio mundial", referia, então, o comunicado do Governo.

A proposta de lei que autorizava o Governo a criar este regime jurídico tinha sido aprovada em 10 de janeiro e foi promulgada pelo Presidente da República em 17 de julho.

A aprovação deste diploma tem em vista garantir "a segurança de pessoas e bens embarcados a bordo dos navios de bandeira portuguesa e, dessa forma, promover a competitividade do setor marítimo nacional".

O regime prevê que os armadores possam contratar empresas de segurança privada com recurso a armas e munições adequadas à proteção dos navios.

Por outro lado, existe a possibilidade de os armadores, "em determinadas circunstâncias", contratarem empresas nacionais ou estrangeiras para a prestação deste serviço.

De acordo com o Governo, a aprovação deste regime "colmata necessidades há muito identificadas pelo setor".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório