Os portugueses mantiveram os seus hábitos de poupança ao longo do último ano, de acordo com os dados revelados pelo estudo Observador Cetelem Literacia Financeira 2019. Além disso, apenas 21% dos portugueses conseguiram fazer esse dinheiro crescer.
Ainda assim, há uma curiosidade interessante. É que a percentagem dos que colocam dinheiro de parte com uma periodicidade mensal duplicou, passando dos 13% em 2018 para 22% este ano, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Além disso, aumenta também a percentagem dos portugueses que dizem poupar de forma pontual, seja através de subsídios de férias ou Natal ou dos prémios de produtividade.
Por isso mesmo, regista-se também uma ligeira diminuição dos que referem não fazer poupanças, que passou dos 46% em 2018 para 44% este ano.
À semelhança do ano passado, o principal meio de poupança continua a ser a atenção às promoções (31%). Tomar mais vezes o pequeno almoço em casa ganha relevância este ano: 19% dos inquiridos admite fazê-lo e, logo de seguida, levar o almoço para o trabalho (18%).
Outras formas de poupança mencionadas foram a utilização de cupões (13%); a utilização de transportes públicos (8%); ir a pé para o trabalho (2%); ou ir de bicicleta (1%).