"A melhoria da notac¸a~o de 'rating' reflete, de acordo com a S&P, a melhoria dos rácios de solvabilidade do banco e a redução dos riscos do balanc¸o", refere, acrescentando que a perspetiva do 'rating' de longo prazo ficou em estável.
O banco diz ainda que, na informação divulgada sobre a revisão da avaliação de crédito do banco, a S&P destacou o aumento da rentabilidade, a reduc¸a~o da carteira de ativos na~o produtivos, o reforc¸o da estrutura de capital (com reforço do capital e emissão de instrumentos de dívida AT1) e a sustentabilidade operacional.
No comunicado, o Haitong Bank considera que esta melhoria do 'rating' representa o "reconhecimento independente dos progressos efetivos do Haitong Bank ao ni´vel do reposicionamento do modelo de nego´cio, estrutura de governance e eficie^ncia operacional, que culminaram na melhoria sustentada da performance financeira do Banco, tal como demonstram os resultados semestrais recentemente divulgados".
O Grupo Haitong comprou em 2015 o ex-BES Investimento ao Novo Banco, para o qual passou em 2014 aquando da resolução do Banco Espírito Santo (BES).
A compra do ex-BESI foi a primeira aquisição do Haitong fora da China.
O Haitong Bank teve lucros de 11 milhões de euros no primeiro semestre do ano, face ao prejuízo de 2,1 milhões de euros no mesmo período do ano passado.