Meteorologia

  • 02 JUNHO 2020
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 26º

Edição

Região dos Vinhos Verdes com produção estável e de "muito boa qualidade"

A uma semana do final da vindima, a região dos Vinhos Verdes espera uma produção "muito próxima" da de 2018, em torno dos 70 milhões de litros, e de "muito boa qualidade", avançou hoje a comissão de viticultura regional.

Região dos Vinhos Verdes com produção estável e de "muito boa qualidade"
Notícias ao Minuto

12:37 - 04/10/19 por Lusa

Economia vinhas

um ano que nos deixa muito confortáveis. As vinhas produziram um bocadinho menos do que o ano passado, porém temos 600 hectares de vinha nova que entraram em produção, o que nos leva a ter uma produção igual à do ano passado", afirmou o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) em declarações à agência Lusa.

Segundo Manuel Pinheiro, a qualidade da uva "é bastante boa", já que as semanas de sol antes da vindima "permitiram ótimas maturações", sendo que "um pouco por toda a região há uma ligeira valorização do valor da uva".

"É uma vindima de muito boa qualidade", sublinhou.

De acordo com o presidente da CVRVV, a vindima na região arrancou "nos últimos dias de agosto" e está "quase a terminar": "O branco está praticamente todo vindimado e, no tinto, esperamos em talvez mais uma semana acabar a vindima. Vamos ter no tinto um bocadinho menos [de quantidade] e no branco um bocadinho mais", disse Manuel Pinheiro.

No total, avançou, estão "cerca de 16 mil pessoas a vindimar".

Apesar do balanço final positivo, Manuel Pinheiro recorda que "o ano não foi fácil" na região dos Vinhos Verdes e que "os agricultores tiveram que fazer tratamentos e investir na manutenção da vinha".

"As condições meteorológicas foram difíceis ao longo do ano, porque o verão não foi muito quente, mas agora nas últimas semanas recuperamos bastante porque tivemos semanas de sol antes da vindima que nos ajudaram nas maturações", explicou.

Para "garantir e aferir a qualidade das uvas e a sua origem", a CVRVV, em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tem vindo a desenvolver um pouco por toda a região uma operação de controlo, envolvendo uma equipa de 30 pessoas, que o presidente da comissão diz que "tem corrido bastante bem".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório