Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Fisco avança com "inspeções amigáveis" a 80 mil empresas

Iniciativa tem como objetivo responder às dúvidas dos contribuintes e detetar potenciais fraudes.

Fisco avança com "inspeções amigáveis" a 80 mil empresas
Notícias ao Minuto

10:13 - 30/08/19 por Notícias ao Minuto

Economia Fisco

Nos próximos dias o Fisco vai inspecionar cerca de 80 mil empresas que abriram atividade durante os últimos meses, de acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Negócios, na edição desta sexta-feira. O objetivo passa por responder às dúvidas dos contribuintes e, ao mesmo tempo, detetar potenciais fraudes. 

O Notícias ao Minuto questionou fonte do Ministério das Finanças para saber mais detalhes sobre a ação que remeteu esclarecimentos para um comunicado da Autoridade Tributária (AT). 

"Tendo um carácter essencialmente preventivo, estas ações visam aumentar os níveis de cumprimento voluntário, garantindo assim uma justa repartição do esforço fiscal de todos os contribuintes. O cumprimento das obrigações fiscais constitui um dever de todos, tendo em vista suportar o funcionamento do Estado, nas suas mais diversas dimensões", pode ler-se. 

Esclarece ainda o Fisco que estas ações vão decorrer "a nível nacional e contribuirão para identificar operadores económicos que justifiquem um acompanhamento mais próximo", acrescenta. 

Porém, conta o Jornal de Negócios que as principais visadas deverão ser empresas ligadas aos setores da construção civil, restauração e alojamento

Esta iniciativa difere, no entanto, de outras que o Fisco já levou a cabo, como a polémica operação STOP ou aquelas que incidiam sobre casamentos

[Notícia atualizada às 10h13]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório