Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Operação STOP do Fisco? "Não foi uma decisão feliz"

O ministro das Finanças já reagiu à polémica operação STOP do Fisco, que decorreu na terça-feira em Valongo. Centeno disse que a decisão foi tomada "localmente".

Operação STOP do Fisco? "Não foi uma decisão feliz"
Notícias ao Minuto

11:51 - 29/05/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Fisco

O ministro das Finanças, Mário Centeno, classificou a operação STOP realizada pelo Fisco na terça-feira, em Valongo, como desproporcional, adiantando que "não foi uma decisão feliz". A ação que visava fiscalizar os condutores com dívidas, obrigado-os ao pagamento das mesmas, foi cancelada pelo Governo poucas horas depois de ter começado. 

"A medida foi tomada localmente, tem um enquadramento legal, foi tomada a decisão de suspender, foi aberto um inquérito para perceber se os direitos dos contribuintes foram preservados. (...) Foi desproporcionada, foi essa a avaliação imediata que fizemos", disse o ministro das Finanças, em declarações transmitidas pela RTP3. "Não foi uma decisão feliz", admitiu.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de voltar a acontecer uma operação com estes contornos, Centeno assegurou que "foram dadas indicações muito claras sobre a avaliação que é necessária fazer e, portanto, eu não esperaria que voltasse a acontecer". 

Esta não foi a primeira vez que o Fisco 'pediu ajuda' à GNR, uma vez que esta foi a quinta operação do género a realizar-se na região, no espaço de um mês. 

O Governo, recorde-se, decidiu abrir um inquérito para se "saber todo o enquadramento" da operação realizada pela Autoridade Tributária a automobilistas em Alfena, Valongo, visando a cobrança de dívidas fiscais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório