Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Fisco alerta contribuintes para a existência de emails fraudulentos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de mensagens de correio eletrónicas fraudulentas que usam o endereço "portal das finanças" e pede aos contribuintes para não abrirem o 'link' que é sugerido.

Fisco alerta contribuintes para a existência de emails fraudulentos
Notícias ao Minuto

19:36 - 07/08/19 por Lusa

Economia Fisco

"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço portaldasfinancas[email protected] nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido", refere a AT, avisando que "estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas".

No alerta de segurança publicado no Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt), a AT sublinha ainda que o objetivo destas mensagens fraudulentas "é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no 'link' sugerido" e avisa que "em caso algum [o contribuinte] deverá efetuar essa operação".

Ao longo dos últimos anos, a AT tem feito vários alertas semelhantes depois de ter detetado ou de chegar ao seu conhecimento a existência de tentativas de ataques de 'phishing' (técnica de fraude 'online').

A mensagem fraudulenta que agora foi identificada refere a existência de um "débito" e utiliza terminologia que não é sequer habitual, como a referência de que "o email foi gerado durante o processo de emissão da fatura eletrónica para o lado negativo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório