Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Moody's melhora perspetiva de 'rating' da IP e da Brisa

A agência de notação financeira Moody's melhorou hoje de 'estável' para 'positiva' a perspetiva do 'rating' atribuído à Brisa Concessão Rodoviária e à Infraestruturas de Portugal (IP), após a revisão em alta do 'outlook' atribuído à dívida pública portuguesa.

Moody's melhora perspetiva de 'rating' da IP e da Brisa
Notícias ao Minuto

15:48 - 13/08/19 por Lusa

Economia Brisa

"A ação de 'rating' segue a mudança de perspetiva da Moody's no 'rating' 'Baa3' do Governo de Portugal, de 'estável' para 'positiva', em 09 de agosto de 2019", segundo comunicado divulgado hoje.

A mudança de perspetiva do 'rating' reflete o aumento da capacidade do Governo português em apoiar a IP em injeções de capital significativas ao longo dos anos desde o início da crise financeira, explica a Moody's.

"Sem este apoio, a IP não conseguiria cobrir totalmente as suas operações e necessidades de financiamento", pelo que a Moody's espera que "estas injeções de capital continuem, permitindo assim que a IP cumpra o seu programa de investimento bem como os próximos pagamentos de dívidas", lê-se no comunicado.

Quanto à Brisa Concessão Rodoviária, a agência reconhece que os 'ratings' estão atualmente limitados pelo 'rating' do Governo português ('Baa3' positivo), refletindo o seu foco exclusivamente em território nacional.

A mudança na perspetiva do 'rating' da Brisa "também reflete a melhoria do perfil financeiro da empresa" associado à evolução da economia portuguesa, refere a Moody's.

A agência de notação financeira norte-americana subiu, em 09 de agosto, a perspetiva da dívida pública portuguesa de estável para positiva, mas manteve o 'rating' em 'Baa3', um nível acima do 'lixo'.

Em comunicado divulgado na altura, a Moody's assinalava que a revisão em alta da perspetiva se devia a dois fatores: o "contínuo declínio do 'fardo' da dívida pública a uma velocidade maior do que o anteriormente antecipado" e "a perspetiva de melhorias sustentadas na saúde do setor bancário português".

"A Moody's espera também que o rácio da dívida pública face ao PIB [Produto Interno Bruto] desça abaixo de 110% em 2022", segundo o mesmo comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório