Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Aprovados 11 projetos de reabilitação de regadio com investimento público

O Governo aprovou mais 11 projetos de reabilitação de regadios tradicionais em Aveiro, Bragança e Porto, que vão beneficiar, no total, cerca de 700 hectares com um investimento público de 1,5 milhões de euros, foi anunciado.

Aprovados 11 projetos de reabilitação de regadio com investimento público
Notícias ao Minuto

14:40 - 13/08/19 por Lusa

Economia Governo

"O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural [Capoulas Santos] aprovou mais 11 projetos de reabilitação de regadios tradicionais nos distritos de Aveiro, Bragança e Porto. Ao todo, serão beneficiados cerca de 700 hectares, com um investimento público de 1,5 milhões de euros", anunciou, em comunicado, o Governo.

Os projetos vão abranger 540 agricultores dos concelhos de Arouca, Baião, Felgueiras, Lousada, Paredes, Penafiel, Valongo e Vinhais.

Este investimento junta-se assim ao que já estava a ser feito na reabilitação de regadios tradicionais, que ultrapassa os 33 milhões de euros.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, no total, estão aprovados e já em execução 223 projetos, que abrangem uma área total superior a 6.000 hectares e mais de 8.400 explorações.

"São projetos que representam um investimento do Governo no desenvolvimento rural, criando mais e melhores condições para a fixação das populações e para o crescimento da agricultura familiar", afirmou, citado no mesmo documento, Capoulas Santos.

O líder do Ministério da Agricultura sublinhou ainda que estes regadios "fazem parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água".

O objetivo passa por "discriminar positivamente" a agricultura familiar, através de uma estratégia de apoio ao setor, "que se traduza no desenvolvimento da atividade e na consequente melhoria de rendimento para este segmento".

A isto, segundo o governante, acresce a necessidade de adaptação às alterações climáticas e de contribuir para a estratégia de descarbonização.

É "urgente promover o uso eficiente do recurso de água em tempos de escassez, pelo que este investimento é plenamente justificado e vai ao encontro dos anseios dos pequenos agricultores", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório