Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

A falta de combustível é (ou não) justificação para faltar ao trabalho?

Especialista em direito do trabalho explicou, em entrevista à antena da TVI, que a falta de combustível não justifica uma falta ao trabalho, a não ser que chegue a um acordo com a respetiva empresa.

A falta de combustível é (ou não) justificação para faltar ao trabalho?
Notícias ao Minuto

09:12 - 13/08/19 por Notícias ao Minuto

Economia Trabalho

A resposta é depende. Na maioria dos casos a falta de combustível não é uma justificação para faltar ao trabalho, mas é possível que se chegue a um entendimento com a entidade empregadora no caso de não conseguir abastecer o seu veículo. 

"Só serve de justificação em caso limite. Num caso em que manifestamente estão esgotadas todas as alternativas possíveis, imagináveis e o trabalhador não consegue mesmo aceder ao seu local de trabalho", disse João Santos, especialista em direito do trabalho, em entrevista à TVI

Até porque esta não é uma situação que esteja prevista na definição de falta justificada no Código do Trabalho: 

"O Código do Trabalho diz que é falta justificada a que é motivada por impossibilidade de prestar trabalho devido a facto não imputável ao trabalhador. Os exemplos que a própria lei dá são de doença ou cumprimento de obrigação legal", disse o especialista. 

Por isso, é essencial que, na impossibilidade de abastecer o seu veículo, chegue a um acordo com a sua entidade patronal, de modo a que seja encontrada uma solução favorável para ambas as partes. 

No caso dos turnos a "situação é articulada com o empregador", como a empresa também interesse, é necessário que se arranje uma situação em conjunto. "Depende muito de onde se vive, onde se trabalha. Nas grandes zonas urbanas a oferta de transportes é diversificada", apontou João Santos. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório