Já há candidato europeu ao FMI: Georgieva é a escolhida

Os ministros das Finanças dos países da União Europeia chegaram a um consenso.

Notícia

© Getty Images

Fábio Nunes
02/08/2019 20:38 ‧ 02/08/2019 por Fábio Nunes

Economia

FMI

Parecia que o impasse iria manter-se na corrida à sucessão de Christine Lagarde na liderança do FMI. Mas já há luz verde relativamente ao candidato europeu ao FMI. Trata-se de Kristalina Georgieva, a diretora-executiva do Banco Mundial.

Mário Centeno, ministro das Finanças, e que chegou a estar nesta corrida para substituir Lagarde, já reagiu a esta decisão. Centeno deu os parabéns a Georgieva e realçou que face "às crescentes tensões globais, é imperativo defender o FMI como símbolo do multilateralismo e da cooperação internacional".

Depois de mais de 12 horas de negociações e de votações, os ministros das Finanças da União Europeia escolheram Georgieva, que, segundo a Reuters, emergiu como clara vencedora na segunda ronda de votação. 

Jeroen Dijsselbloem, que disputava a corrida com Georgieva, também já aproveitou para dar os parabéns à búlgara por ter sido a escolhida.

De recordar que a lista de candidatos europeus ao FMI foi emagrecendo. Primeiro, foi Centeno a sair da corrida. Depois a ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, retirou a sua candidatura. Caminho que Olli Rehn, governador do banco central finlandês, também seguiu. 

Depois de estar decidido o candidato europeu, o FMI traçou o dia 6 de setembro como a data limite para quem se quiser candidatar à liderança da entidade. O processo tem de ficar fechado até ao dia 4 de outubro.

[Notícia atualizada às 21h09]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas