PIB espanhol sobe no 2.º trimestre menos que nos três meses anteriores

A economia espanhola cresceu 0,5% no segundo trimestre deste ano, menos duas décimas que no trimestre anterior, devido à contração do investimento empresarial e apesar da melhoria do setor exportador, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Notícia

© Reuters

Lusa
31/07/2019 13:47 ‧ 31/07/2019 por Lusa

Economia

Espanha

 

O crescimento do emprego, medido em termos de postos de trabalho ocupados a tempo inteiro, abrandou 0,4% entre abril e junho, menos três décimas que no primeiro trimestre do ano, refere ainda o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol em comunicado.

O Produto Interno Bruto (PIB) espanhol cresceu em 0,5% entre abril e junho apoiado no aumento de 0,3% do consumo das famílias, apesar deste indicador ter caído uma décima na comparação com o trimestre anterior, pelo que se registou um abrandamento do consumo das famílias.

O investimento, por sua vez, diminuiu 0,2% no segundo trimestre do ano, devido à queda de 2,5% no investimento das empresas, salientou o INE espanhol.

Face à desaceleração da procura interna, o INE refere que a procura externa mostrou "maior dinamismo" com as exportações a crescerem 1,8% e as importações a subirem 1% no período em análise.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas