Governo anuncia mais 10 milhões para projetos de inovação social
O Governo anunciou hoje a abertura de um concurso destinado a projetos de inovação social no valor de 10 milhões de euros, para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), com o financiamento do Programa Operacional Regional Lisboa 2020.

© iStock

Economia Lisboa
Numa sessão sobre regeneração urbana, reabilitação, inclusão e inovação social, no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, o ministro do Planeamento explicou que o concurso foi anunciado em paralelo com um outro específico de ações de inovação social de 12 milhões de euros, também para a região.
"O que foi anunciado foi a abertura de um concurso destinado a um projeto de regeneração urbana de 22 milhões de euros para apoiar projetos na Área Metropolitana de Lisboa, destinada a municípios", referiu Nelson de Souza aos jornalistas.
Os 10 milhões de euros do concurso agora anunciado dividem-se em sete milhões de euros para 'Parcerias para o Impacto', que financia a criação de projetos, e em três milhões de euros para 'Títulos de Impacto Social', que suporta os custos de projetos inovadores, mediante a contratualização de pagamento por resultados.
Os financiamentos dos concursos ocorrem ao abrigo da iniciativa Portugal Inovação Social, com a ajuda do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, depois de investimentos de quase 34 milhões de euros no Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
"Estes milhões todos vêm do Portugal 2020, mais especificamente do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020", realçou Nelson de Souza, acrescentando que as iniciativas acontecem a partir de "fundos comunitários, fundos estruturais e fundos comunitários europeus, que estão incluídos no Portugal 2020".
De acordo com o ministro do Planeamento, os projetos vão permitir a apresentação de operações de reabilitação urbana, de espaço público, bem como de projetos de mobilidade urbana e reabilitação de bairros sociais, dando resposta a problemas sociais que atingem a região de Lisboa.
Na sessão do Hub Criativo do Beato foi ainda apresentado um aviso do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano para a Área Metropolitana de Lisboa, também de 22 milhões de euros, e o balanço das 68 candidaturas do projeto nacional Acesso+.
Sobre o projeto Acesso+, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, disse à agência Lusa que na zona de Lisboa houve um total de sete candidaturas, direcionadas para a iluminação de barreiras arquitetónicas e promoção de mobilidade inclusiva para todos, contribuindo para uma melhor segurança das pessoas com deficiência.
"Queremos espaços que possam ser usados por todas as pessoas em condições de igualdade e conforto, ou seja, vemos as câmaras a apostarem em criar mobilidade com passeios mais largos, com pavimentos confortáveis, rebaixando passadeiras, criando pavimentos táteis", disse.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários