O BCE publicará o valor da taxa na sua página de Internet a partir de 2 de outubro, através da plataforma Market Information Dissemination (MID) na área destinada aos dados estatísticos.
A autoridade monetária da zona euro calculou em maio um diferencial fixo de 8,5 pontos base entre a EuroSTR e a Eonia.
A Eonia (Euro OverNight Index Average) é uma taxa de juro de referência a um dia para o euro, que se calcula a partir de operações reais no mercado interbancário, atuando o BCE como agente de cálculo designado pelo administrador, e que se utiliza como indicador de referência em muitos empréstimos a um dia e em transações com derivados.
Em 2020, a Eonia deixará de cumprir os critérios que a regulamentação da União Europeia (UE) exige sobre taxas de juro de referência porque muitos bancos deixaram de dar informação e a taxa é cada vez menos fiável, por isso o BCE publicará a nova taxa EuroSTR.
Para facilitar aos mercados a adoção da EuroSTR em substituição da Eonia, o BCE estabeleceu um período de transição.
Tal como a Eonia, a EuroSTR será utilizada como indicador de referência em muitos empréstimos a um dia e em transações com derivados, sendo o BCE o administrador desta nova taxa e tendo a responsabilidade de a disponibilizar.
A EuroSTR será calculada com informação estatística do mercado interbancário e refletirá o custo de financiamento dos bancos da zona euro no mercado grossista de depósitos a um dia.