Meteorologia

  • 17 JULHO 2019
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 21º

Edição

IP reafirma intenção de lançar concurso para troço polémico do IC2

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse hoje que está previsto para este ano o lançamento do concurso público da empreitada de beneficiação do troço do Itinerário Complementar 2 (IC2) entre Asseiceira (Rio Maior) e Freires (Benedita).

IP reafirma intenção de lançar concurso para troço polémico do IC2
Notícias ao Minuto

13:35 - 11/07/19 por Lusa

Economia IC2

Em resposta à Lusa, na sequência do anúncio da realização de uma marcha lenta na sexta-feira no IC2, entre Benedita (Alcobaça, distrito de Leiria) e Aveiras (Azambuja, Lisboa), a IP afirmou que, enquanto não avança a empreitada prevista no seu Plano de Proximidade, está "a promover a realização de trabalhos pontuais de conservação do pavimento no âmbito do Contrato de Conservação Corrente, de forma a mitigar os problemas de sinistralidade que ali se têm registado".

Os promotores da marcha lenta declaram-se "cansados" de esperar por uma obra prometida há vários anos e que representa um perigo permanente para quem nela circula.

A IP deliberou em outubro de 2015 proceder ao lançamento do procedimento pré-contratual necessário à contratação da empreitada denominada "IC2/EN1 - Beneficiação entre Asseiceira (KM 65+200) e Freires (KM 85+500)", pelo valor de 7,5 milhões de euros, que, na altura, faseou pelos anos de 2016 (1,15 milhões de euros) e 2017 (6,35 milhões de euros).

O lançamento do concurso voltou a estar previsto até ao final de 2018, tendo sido estimado o início da empreitada no segundo semestre deste ano, "condicionado, todavia, à obtenção da autorização de encargos plurianuais, solicitada em agosto", como admitiu a empresa na resposta a uma questão do município de Rio Maior.

Num comunicado emitido hoje, a IP refere a previsão de lançamento do concurso público "ainda este ano", com um preço base de 7,5 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias.

"Trata-se de uma intervenção que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, nos distritos de Santarém e Leiria, desenvolvendo-se numa extensão total de cerca de 20,3 quilómetros", afirma a nota.

Segundo a empresa, a empreitada prevê a reabilitação integral do pavimento, o reforço e reabilitação do sistema de sinalização (horizontal e vertical), dos equipamentos de segurança da estrada e do sistema de guiamento e balizagem, beneficiação global do sistema de drenagem da via e reformulação de cinco intersecções de nível, com construção de rotundas.

"Ciente da importância desta obra para a garantia das condições de segurança nesta estrada, que constitui um dos principais corredores nacionais (IC2), até à efetivação da empreitada em cima mencionada, a IP está a promover a realização de trabalhos pontuais de conservação do pavimento no âmbito do Contrato de Conservação Corrente, de forma a mitigar os problemas de sinistralidade que ali se têm registado", afirma a nota.

O troço em que decorre o protesto atravessa os concelhos de Alcobaça (distrito de Leiria), Rio Maior (Santarém) e Azambuja (Lisboa).

A marcha partirá às 07:00 de sexta-feira do café Bigodes, na Benedita, em direção à rotunda de acesso à A1 em Aveiras, de onde sairá de novo, cerca de duas horas depois, de regresso ao ponto de partida.

O IC2 liga Lisboa ao Porto, funcionando como uma variante à Estrada Nacional n.º1.

A elevada sinistralidade tem motivado vários apelos ao longo dos últimos anos, incluindo na Assembleia da República, a exortar para uma "requalificação urgente" dos troços mais perigosos do IC2.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório