Apesar da forte descida que os preços dos combustíveis registaram no arranque desta semana, ainda continuam em níveis mais elevados do que no final de 2018. Nesse mesmo ano, o Estado arrecadou 3.548,9 milhões de euros com o Imposto Sobre produtos Petrolíferos (ISP), de acordo com os dados do INE.
Ora, este valor representa um aumento face ao valor registado no ano de 2017, já que nesse ano o total das receitas com este imposto tinha ascendido aos 3.497,5 milhões de euros.
"O imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) representou 11,4% dos impostos indiretos em 2018, registando um crescimento de 1,5% (+52 milhões de euros)", refere a agência de estatísticas.
E justifica o aumento com o crescimento do consumo de combustíveis: "Esta evolução é explicada sobretudo pelo consumo de combustíveis, tendo-se verificado um aumento do consumo de gasóleo em 1,2%, enquanto o consumo de gasolinas decresceu 0,4%, de acordo com a informação da Direção Geral de Energia e Geologia", pode ler-se.
Estes números, sublinhe-se, são anteriores à entrada em vigor da descida do ISP no caso da gasolina, que entrou em vigor só no início deste ano. O Governo anunciou a descida deste imposto no caso da gasolina - no gasóleo manteve-se - na apresentação do Orçamento do Estado para 2019.