Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Foi este o valor que o Estado arrecadou no ano passado com o ISP

Em 2018 as receitas fiscais provenientes do ISP atingiram os 3.548,9 milhões de euros, mais 1,5% do que no ano anterior. O INE justifica o aumento com o crescimento do consumo.

Foi este o valor que o Estado arrecadou no ano passado com o ISP
Notícias ao Minuto

08:18 - 11/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Apesar da forte descida que os preços dos combustíveis registaram no arranque desta semana, ainda continuam em níveis mais elevados do que no final de 2018. Nesse mesmo ano, o Estado arrecadou 3.548,9 milhões de euros com o Imposto Sobre produtos Petrolíferos (ISP), de acordo com os dados do INE.

Ora, este valor representa um aumento face ao valor registado no ano de 2017, já que nesse ano o total das receitas com este imposto tinha ascendido aos 3.497,5 milhões de euros.

"O imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) representou 11,4% dos impostos indiretos em 2018, registando um crescimento de 1,5% (+52 milhões de euros)", refere a agência de estatísticas. 

E justifica o aumento com o crescimento do consumo de combustíveis: "Esta evolução é explicada sobretudo pelo consumo de combustíveis, tendo-se verificado um aumento do consumo de gasóleo em 1,2%, enquanto o consumo de gasolinas decresceu 0,4%, de acordo com a informação da Direção Geral de Energia e Geologia", pode ler-se. 

Estes números, sublinhe-se, são anteriores à entrada em vigor da descida do ISP no caso da gasolina, que entrou em vigor só no início deste ano. O Governo anunciou a descida deste imposto no caso da gasolina - no gasóleo manteve-se - na apresentação do Orçamento do Estado para 2019

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório