Os preços dos combustíveis preparam-se para registar uma queda acentuada no arranque da próxima semana, sendo que no caso da gasolina será mesmo uma das maiores descidas de sempre, de 7 cêntimos por litro, segundo fonte do setor.
As cotações disponíveis até ao momento indicam que o preço da gasolina poderá descer até 7 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo deverá baixar 4 cêntimos, de acordo com a mesma fonte.
Perante estes valores, o preço da gasolina deverá regressar ao patamar dos 1,50 euros por litro, enquanto o gasóleo deverá descer para os 1,34 euros por litro, de acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia.
Na base desta descida está a desvalorização da matéria-prima nos mercados internacionais, como consequência das tensões comerciais entre os EUA e a China.
Ao mesmo tempo, os investidores estão dominados pela preocupação, mais a mais depois de o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter revisto em baixa a sua previsão de crescimento da economia da China, que tem sido o motor de crescimento da economia internacional.