Os números da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) revelam que o setor do 'Factoring' concluiu os primeiros três meses do ano mantendo a tendência de crescimento registada nos períodos anteriores, com as associadas da instituição a tomarem 7,7 mil milhões de euros em faturas, o que representa um aumento de 4,5 por cento face ao primeiro trimestre de 2018.
As projeções da ALF mostram que também no setor do 'Leasing' se registou um incremento, com a Locação Financeira Imobiliária a atingir um valor total de cerca de 200 milhões de euros, o que equivale a uma subida de 4,1 por cento face ao período homólogo do ano anterior.
O 'Leasing' Mobiliário confirmou igualmente a variação ascendente, tendo crescido 4,0 por cento devido à boa prestação do 'Leasing' de Viaturas, com uma produção total de 324,6 milhões de euros, e do 'Leasing' de Equipamentos, que atingiu os 174 milhões de euros.
As estimativas da ALF apontam também para o crescimento do setor do 'Renting', com uma subida de 2,2 por cento na produção que se fixou em mais de 146,4 milhões de euros, sendo que 123,9 milhões de euros correspondem a viaturas de passageiros e 22,5 milhões a viaturas comerciais.
"Em 2019, o setor do financiamento especializado deverá continuar a crescer de forma sustentada, acompanhando o dinâmismo da economia portuguesa que prevê uma variação positiva na Formação Bruta de Capital Fixo de 6,8%. O grande desafio é crescer mais que este valor para aumentar o peso dos produtos de crédito especializado no financiamento à economia", disse o presidente da ALF, Alexandre Ferreira Santos, citado em comunicado.
[Notícia corrigida às 12h43]