Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Regras vagas impedem maior fluxo de mercadorias na mega ponte da China

O responsável de uma transportadora asiática afirmou que o fluxo de mercadorias na nova ponte que liga Hong Kong, Macau e Zhuhai, na China, continua a ser reduzido devido às regras "pouco claras" estabelecidas por Pequim.

Regras vagas impedem maior fluxo de mercadorias na mega ponte da China
Notícias ao Minuto

10:18 - 30/03/19 por Lusa

Economia Transportadoras

Em entrevista ao jornal de Hong Kong South China Morning Post (SCMP), George Yeo adiantou que a sua empresa vai esperar por regras mais claras antes de decidir se vai utilizar a ponte, um marco do projeto de integração regional da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Atualmente, a circulação na ponte está sujeita a quotas, pelo que os veículos não podem circular livremente.

"Os detalhes são muito importantes. Neste momento, temos apenas uma ideia geral [do plano da Grande Baía]. Agora temos de ir aos pormenores", disse o diretor executivo da Kerry Logistics, com sede em Hong Kong.

"Ainda há muito pouca carga a atravessar [a ponte] porque as regras não estão claramente estabelecidas com as autoridades aduaneiras", frisou o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura.

Desde que a ponte com uma extensão total de 55 quilómetros abriu, em outubro passado, o número reduzido de carros privados e de camiões a fazerem a travessia tem sido um tema central de discussão.

A infraestrutura, considerada a maior travessia marítima do mundo, levantou a esperança de que o movimento de mercadorias entre as cidades do Delta do Rio das Pérolas aumentasse exponencialmente.

No entanto, em fevereiro último não chegaram a 3.500 os veículos de transporte de mercadorias na ponte, de acordo com dados oficiais da autoridade que gere a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.

Um mês depois da abertura, a mesma autoridade admitiu que o trânsito ficou "aquém das expectativas" e que existe "grande espaço" para aumentar o fluxo de veículos.

O documento das "Linhas Gerais do Planeamento para o Desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau" foi divulgado no mês passado pelo Governo central chinês.

Até 2022, a Grande Baía deverá converter-se num 'cluster' de classe mundial e, até 2035, numa área de excelência a nível internacional.

Este projeto de criação de uma grande metrópole mundial envolve as regiões administrativas especiais chinesas de Hong Kong e de Macau, e nove cidades [Cantão, Dongguan, Foshan, Huizhou, Jiangmen, Shenzhen, Zhaoqing, Zhongshan e Zhuhai] da província de Guangdong, no sul da China.

A Grande Baía conta perto de 70 milhões de habitantes e possui um Produto Interno Bruto a rondar os 1,2 biliões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório