Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Como reestruturar uma empresa com sinais de insucesso

Artigo de opinião assinado por Sara do Ó, CEO do Grupo Your.  

Como reestruturar uma empresa com sinais de insucesso
Notícias ao Minuto

12:44 - 26/03/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Artigo de opinião

"Os portugueses estão cada vez mais empreendedores e isso reflete-se no número de empresas que são criadas diariamente. Muitos negócios não chegam a ser viáveis à partida, estando condenados ao fracasso. Por outro lado, existem negócios que começam por ser bastante viáveis e que, por algum motivo, começam a demonstrar sinais de insucesso. As empresas que começam a atravessar por uma fase de declínio devem considerar fazer um exercício de reflexão, de forma a repensar o negócio e voltar a torná-lo viável. Neste sentido, é fundamental que os gestores estejam constantemente atentos, pois um processo de restruturação e reorganização empresarial tem mais hipóteses de ser bem-sucedido se for feito atempadamente.

Em geral, as reestruturações ocorrem quando as empresas não são capazes de atingir o valor esperado pelo mercado, acionistas, clientes, fornecedores, pelos seus responsáveis e até pelos seus colaboradores. A criação de valor e de riqueza é o objetivo fundamental de qualquer organização e, apesar de ainda existir um estigma em Portugal em relação ao insucesso, este não caracteriza um mau gestor. Errar é sempre uma forma de aprender e evitar repetir o erro no futuro.

Nem todos os erros são irreparáveis e, por isso, o primeiro passo deve passar por desenvolver um plano de negócios completo, mesmo que já tenha sido feito anteriormente. As decisões devem ser tomadas com base em informação fidedigna e trabalhada de forma a dar suporte à viabilidade do negócio. O gestor deve também reconhecer as áreas de suporte que não domina e rodear-se de especialistas que o aconselhem de modo a poder avançar da melhor forma. Os principais sinais a que aconselho aos gestores estarem atentos são:

1 - Diminuição das vendas e/ou das margens de lucro

A diminuição não ocasional no volume de vendas será com certeza o sinal mais evidente que uma empresa enfrenta dificuldades. Se esta realidade estiver acompanhada de reduções nas margens de lucro, o processo de reestruturação assume um carácter de urgência. Neste cenário, a empresa deverá proceder a um diagnóstico exaustivo focado nas vertentes de política comercial e pricing, plano e estratégia de marketing e análise dos seus custos operacionais e de produção. Pode significar que os clientes deixaram de estar satisfeitos com os produtos ou serviços da empresa e estão dispostos a experimentar a concorrência. Neste caso, é fundamental desenvolver um estudo de mercado aprofundado e entender melhor o que levou à mudança dos hábitos dos clientes. Além disso, é necessário construir relacionamentos mais fortes com os clientes e procurar constantemente novas formas de os satisfazer.

2 - Problemas de liquidez

Muitas empresas deparam-se com problemas liquidez, ainda que não sejam identificados problemas nas vendas, com os clientes e até nos seus resultados operacionais. Nestes casos, a desorganização financeira é evidente e eventuais falhas de controlo interno e de gestão deverão ser corrigidas. É fundamental revisitar os processos de controlo de crédito e cobranças, conhecer profundamente as despesas fixas e os timings do seu pagamento, perceber quanto do resultado operacional é utilizado para pagar juros e outras despesas de financiamento, entre outras medidas.

3 – Aumento na rotatividade dos colaboradores

Muitas vezes os sinais de que algo não está bem na empresa não têm relação direta com fatores exteriores, mas sim com fatores internos como os próprios colaboradores. Uma equipa de profissionais insatisfeitos e desmotivados pode originar a diminuição da qualidade dos serviços prestados pela empresa e do seu valor para o mercado. Quando os funcionários duram pouco tempo na empresa ou quando antigos colaboradores demonstram insatisfação, algo não está bem, sendo que nem sempre o problema advém do package salarial. Neste cenário, é fundamental proceder a uma análise profunda das políticas de comunicação e processos de gestão de recursos humanos, incluindo ações motivacionais, programas de formação e reorganização de funções das pessoas chave. É importante evitar a rotatividade, definindo objetivos claros para cada colaborador e dando-lhes as ferramentas necessárias para crescerem e manterem-se satisfeitos.

4 – Aumento das reclamações de clientes

A probabilidade de um cliente profundamente insatisfeito voltar a fazer negócios com a empresa é altamente reduzida. Normalmente esta situação começa com reclamações relacionadas com pequenos problemas, que passam rapidamente para reclamações regulares, tornando-se numa situação crítica para a empresa, quando não são tomadas medidas de forma atempada. A primeira coisa a fazer será perceber se as reclamações dos clientes possuem algum padrão, para que as medidas de correção sejam definitivas e estruturais e não apenas pontuais, caso a caso.

5 – Diminuição de poder negocial com fornecedores e outros parceiros

Quando os fornecedores passam a impor condições não habituais para trabalhar com a empresa ou quando a relação com a banca é difícil com consequências na aprovação de financiamentos ou outros apoios financeiros, podemos estar perante problemas de credibilidade e prestígio da organização. Trata-se de um sinal relevante e importa perceber quais as causas das mudanças de comportamento dos nossos parceiros e da sua perceção sobre a empresa.

Em resumo, para reestruturar uma empresa defendo convictamente a construção de um bom Plano de Negócios como garantia de ter um guia fiável para orientar o rumo da empresa de volta ao sucesso. Nem todas as empresas, sobretudo as de pequena e média dimensão, dispõem internamente das competências necessárias para um diagnóstico pormenorizado e atempado da sua situação geral, inclusive económica e financeira. Procurar estas competências em serviços de outsourcing é sempre uma solução a considerar. Neste sentido desenvolvemos a plataforma digital Your Business, que permite criar um plano de negócio de forma intuitiva e em apenas 7 passos. O processo é acompanhado por uma equipa de especialistas que ajuda a validar a viabilidade dos projetos."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório