Meteorologia

  • 22 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Crescimento da zona euro abrandou em março

O crescimento económico da zona euro abrandou em março depois do setor industrial ter registado a maior contração da atividade nos últimos seis meses, segundo uma estimativa do indicador PMI da Markit.

Crescimento da zona euro abrandou em março
Notícias ao Minuto

11:29 - 22/03/19 por Lusa

Economia Markit

A estimativa do Índice PMI (Purchasing Managers Index) composto da atividade total da zona euro da IHS Markit caiu para 51,3 pontos em março, inferior ao valor de 51,9 pontos verificado em fevereiro.

Em março, as novas encomendas estagnaram perante a queda daquelas destinadas às exportações, especialmente de bens e serviços, que caíram pelo sexto mês consecutivo.

A taxa de atividade do setor industrial situou-se no nível mais baixo desde abril de 2013 devido à queda tanto da produção como, sobretudo, das encomendas, que sofreram a deterioração mais intensa desde dezembro de 2012.

As encomendas por completar também se reduziram em março provocando uma estagnação do emprego industrial, com o menor crescimento dos últimos quatro anos.

Por outro lado, o setor dos serviços demonstrou maior resistência, com um recuo ligeiro face a fevereiro, que lhe permitiu continuar acima dos mínimos registados em finais do ano passado.

Em relação ao futuro, as expetativas empresariais para os próximos 12 meses continuaram a cair e apesar de permanecerem acima dos mínimos de finais do ano passado, estão entre as mais fracas registadas desde finais de 2014 numa altura em que as estimativas económicas foram revistas em baixas, decorre a guerra comercial entre os EUA e a China e o 'Brexit'.

A inflação dos preços de venda subiu ligeiramente em março, mas a dos custos abrandou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório