O mercado imobiliário continua em alta e os preços já subiram para 984 euros por metro quadrado, de acordo com os dados relativos ao terceiro trimestre, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), na semana passada. Segundo a mesma informação, a Pampilhosa da Serra é o local mais barato para comprar casa em território português.
Do lado oposto - e como seria de esperar - está Lisboa. É na capital portuguesa que as casas são mais caras. Aliás, diz a agência de estatísticas que na cidade de Lisboa há cinco freguesias com valores medianos acima dos 3.500 euros por metro quadrado.
Se olharmos para o mapa dos preços, divulgado pelo INE, conseguimos até perceber quais são as zonas mais e menos caras, mediante a mancha de cores. Onde o azul é mais claro os preços são mais baixos e onde é mais escuro os preços são mais elevados.
Valor mediano dos preços das casas no terceiro trimestre.© Reprodução do site do INE
Sublinhe-se ainda que o preço mediano da habitação manteve-se acima do valor nacional nas regiões do Algarve (1.500 euros/m2), Área Metropolitana de Lisboa (1.318 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (1.203 euros/m2).