Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Preço das casas sobe para 984 euros por metro quadrado

O município de Lisboa registou o preço mediano mais elevado do país, de acordo com a agência de estatísticas.

Preço das casas sobe para 984 euros por metro quadrado
Notícias ao Minuto

11:05 - 31/01/19 por Notícias ao Minuto

Economia INE

O mercado imobiliário continua em alta. O preço das casas aumentou para 984 euros por metro quadrado no terceiro trimestre do ano passado, de acordo com os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Segundo o relatório, 42 municípios, localizados na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve, registaram um valor superior ao nacional. 

"No 3.º trimestre de 2018 (últimos 12 meses), o preço mediano de alojamentos familiares em Portugal foi 984 €/m2, registando um aumento de +1,5% relativamente ao trimestre anterior (+2% no 2.º trimestre de 2018) e +7,9% relativamente ao trimestre homólogo (+8,15% no 2.º trimestre de 2018)", pode ler-se no relatório do INE. 

O preço mediano da habitação manteve-se acima do valor nacional nas regiões do Algarve (1.500 euros/m2), Área Metropolitana de Lisboa (1.318 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (1.203 euros/m2).

Lisboa e Madeira em 'altas'. E o Porto?

Como já tem sido habitual, a capital do país tem vindo a registar dos preços mais elevados do país. De acordo com os dados mais recentes, as freguesias Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Estrela registaram preços medianos de venda de alojamentos superiores a 3.500 euros por metro quadrado. 

Também na Região Autónoma da Madeira foram registados preços da habitação acima do valor nacional em cinco dos 11 municípios, mais dois do que no trimestre anterior, de acordo com o INE. 

No Porto, a União de freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, a União de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e a União de freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos destacaram-se entre as sete freguesias da cidade do Porto, por apresentarem um preço mediano de alojamentos vendidos acima do valor da cidade.

Recorde-se que estes dados do INE resultam de dados fiscais obtidos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ao abrigo de um protocolo celebrado com o INE, relativos ao Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). 

[Notícia atualizada com mais informação às 11h35]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório