Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Promulgado diploma que fixa valor pago na pré-reforma da função pública

O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que determina as regras para a fixação do valor a atribuir aos funcionários públicos que entrem na pré-reforma, segundo avança uma nota publicada no 'site' da Presidência.

Promulgado diploma que fixa valor pago na pré-reforma da função pública
Notícias ao Minuto

19:18 - 29/01/19 por Lusa

Economia Governo

O diploma do Governo que regulamenta as pré-reformas na função pública, e que agora recebeu 'luz verde' de Marcelo Rebelo de Sousa, prevê que o valor pago seja fixado "por acordo" entre o empregador público e o trabalhador, num intervalo entre um mínimo de 25% e um máximo de 100% da remuneração base auferida na data do acordo.

Ao funcionário público em pré-reforma é garantido que a prestação que lhe passa a ser paga é atualizada anualmente em percentagem igual à do aumento de remuneração de que o trabalhador beneficiaria se estivesse no "pleno exercício de funções".

O período de tempo em que o trabalhador se encontre na pré-reforma "releva para a aposentação", sendo as contribuições mensais para a Caixa Geral de Aposentações "calculadas à taxa normal" [11%] com base no valor atualizado da remuneração relevante para a aposentação e que serviu de base ao cálculo da prestação da pré-reforma.

A regulamentação das pré-reformas na função pública foi um dos diplomas para negociação que o Ministério das Finanças apresentou aos sindicatos.

Na ocasião, os representantes dos trabalhadores manifestaram discordância pelo facto de a prestação paga ser fixada por acordo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório