Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Supermercados alertam para consequências negativas de Brexit sem acordo

As prateleiras das lojas britânicas estarão menos abastecidas em caso de Brexit sem acordo, advertiram as grandes cadeias de supermercados e de fast-food numa carta endereçada aos deputados britânicos.

Supermercados alertam para consequências negativas de Brexit sem acordo
Notícias ao Minuto

16:54 - 28/01/19 por Lusa

Economia Cartas

A carta, divulgada pela federação profissional de distribuição, é subscrita pelos líderes dos supermercados Sainsbury's e Asda, das lojas Marks and Spencer e das cadeias de fast-food McDonald's e KFC, entre outros.

A mensagem alerta para as consequências a esperar de uma saída britânica da União Europeia (Brexit) sem acordo, com um impacto doloroso para os consumidores.

"Antecipamos riscos importantes quanto à manutenção da escolha, da qualidade e prazo de validade dos alimentos que os nossos consumidores esperam encontrar nas nossas lojas", segundo o texto.

Um Brexit sem acordo, o pior cenário para os meios económicos, implicaria um aumento dos preços devido a uma potencial descida da libra e à aplicação de taxas alfandegárias.

Os profissionais do setor insistem sobretudo nas perturbações esperadas na cadeia de abastecimento, dado que uma grande parte dos produtos frescos vendidos no Reino Unido são importados de outros países da União Europeia.

A carta foi enviada aos parlamentares britânicos quando o país está num impasse quanto ao Brexit e foi divulgada na véspera de uma nova votação no parlamento depois de o acordo negociado com Bruxelas ter sido rejeitado há duas semanas por uma margem de 230 votos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório