A EDP é o novo patrocinador do Teatro EDP Gran Vía, na avenida mais movimentada da capital espanhola. O acordo durará durante os próximos três anos e a elétrica portuguesa diz que vai medir a energia das pessoas para depois a distribuir por quem mais precisa.
"Com esta colaboração com o grupo cultural Smedia, dono da sala de espetáculos, o Teatro EDP Gran Vía de Madrid passa a ser o primeiro capaz de transformar a energia das emoções dos espetadores em energia elétrica para, depois, partilhá-la com quem mais precisa", pode ler-se num comunicado divulgado pela EDP.
Esta medição será possível através de um sistema que mede os aplausos e as emoções geradas na sala de espetáculos e as transforma em quilowatts/hora.
Depois, a energia gerada por um concerto ou por uma peça de teatro será depois doada a instituições e fundações, em forma de eletricidade.
"Os sons gerados pelo público e pelo elenco vão ser captados e analisados por um sistema que mede os decibéis do espetáculo e o momento exato em que foram produzidos. Será possível saber quais os momentos em que o público mais se emocionou ou que reagiu de forma mais efusiva. No final do espetáculo, os decibéis serão convertidos em quilowatts/hora", esclarece.
O objetivo da EDP passa por reforçar o seu compromisso com o apoio e promoção da cultura em Espanha, ao mesmo tempo que apoia vários projetos solidários.