Meteorologia

  • 27 MAIO 2019
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Edição

Revisores da CP estão a usar smartphones para validar bilhetes

Transportadora pode vir a permitir pagamentos com cartão de multibanco a bordo, já no primeiro semestre de 2019.

Revisores da CP estão a usar smartphones para validar bilhetes
Notícias ao Minuto

08:11 - 19/12/18 por Beatriz Vasconcelos 

Economia Comboios

A CP - Comboios de Portugal está a recorrer à utilização de smartphones para validar bilhetes a bordo dos comboios urbanos em Lisboa, mas a solução será alargada, progressivamente, a todos os serviços da transportadora a nível nacional. Uma das novidades que pode também vir a ser implementada no próximo ano é a possibilidade de pagar com cartão de multibanco a bordo. 

"A nova solução veio possibilitar a leitura de todos os tipos de cartões existentes (utilizando chaves de encriptação quer da área metropolitana de Lisboa quer do Porto), possibilitar o pagamento eletrónico com cartões bancários e garantir, globalmente, uma maior eficiência do processo de venda e trabalho do revisor, que passa a contar com um único equipamento operacional de comunicação e informação", pode ler-se numa resposta enviada, por escrito, à redação do Notícias ao Minuto.

Ora, questionada sobre que pagamentos poderão vir a ser realizados a bordo, fonte oficial da CP não adiantou detalhes, mas a previsão é que a solução seja "implementada no primeiro semestre de 2019".

Para já, a compra de bilhetes a bordo só está disponível para situações em que a "estação de embarque não possua bilheteira ou outro modo de venda ou esteja temporariamente encerrada", pode ler-se na página oficial da transportadora, mas "o pagamento é feito apenas em moeda corrente". 

A notícia, saliente-se, foi avançada pelo Dinheiro Vivo, na terça-feira, e dava ainda conta de que o terminal TPA é utilizado para imprimir recibos, autos ou outros documentos necessários. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório