Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Moeda angolana aprecia-se hoje ligeiramente face ao euro e dólar

A moeda angolana continua a manter a tendência de estabilidade face à europeia e à norte-americana, apreciando-se hoje ligeiramente face ao euro e ao dólar, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

Moeda angolana aprecia-se hoje ligeiramente face ao euro e dólar
Notícias ao Minuto

08:59 - 14/12/18 por Lusa

Economia Mercado

Segundo o banco central angolano, a moeda europeia cotou-se hoje nos 352,670 kwanzas/euro, face aos 354,013 kwanzas/euro de segunda-feira, e 310,094 kwanzas/euro em relação aos 310,947 kwanzas/dólar registado há dois dias.

Em relação à moeda europeia, e depois de há quase três semanas ter atingido mínimos históricos (355,057 kwanzas/euro), a angolana oscilou desde então entre os 350 e os 353 kwanzas/euro.

Desde janeiro deste ano, quando valia 185,40 kwanzas/euro, a moeda angolana, porém, já se depreciou 47,429%.

Idêntico cenário passou-se com a moeda norte-americana que há duas semanas se mantém relativamente estável, embora desde janeiro, quando se situava nos 165,92 kwanzas/dólar, a moeda angolana depreciou-se 46,493.

No mercado paralelo, a moeda europeia, depois de um pico em que atingiu na semana passada valores superiores a 470 kwanzas/euro, tem-se mantido estável desde então entre os 440 e 460 kwanzas, com a norte-americana a situar-se entre os 390 e 410 kwanzas.

Acabadas as sessões de venda trissemanais de divisas em leilão aos bancos comerciais, iniciadas a 09 de janeiro último, o BNA está desde 01 de novembro a proceder a operações diárias, tendo indicado hoje que, em dezembro, pretende colocar no mercado primário 1.200 milhões de dólares (1.054 milhões de euros).

A 02 deste mês, em declarações à agência Lusa, o administrador do banco central angolano Pedro Castro e Silva, garantiu que a pressão sobre as divisas em Angola "terminou", após as medidas que geraram uma maior previsibilidade no mercado cambial e de uma melhor comunicação com os bancos comerciais.

O facto de, desde janeiro, o kwanza ter-se depreciado significativamente ao longo do ano estava previsto no âmbito do Programa de Estabilidade Macroeconómica (PAM), que passou por uma maior liberalização da taxa de câmbio.

"Esta tarefa está cumprida e já não temos mais nenhum ajustamento a fazer", sublinhou Castro e Silva, para justificar a relativa estabilidade da moeda angolana nas últimas semanas.

Segundo o administrador do BNA, atualmente, o banco central angolano já consegue atender ao que os bancos comerciais pedem em divisas, o que tem "estabilizado" a moeda angolana, o kwanza, nas últimas semanas face sobretudo ao euro e ao dólar.

Castro e Silva disse acreditar que, nos próximos tempos, a tendência será a de Angola entrar numa fase em que a moeda nacional "vai assumir comportamentos como se veem nas outras moedas", com movimentos de depreciação, quando a procura for maior que a oferta, e de apreciação, quando suceder o contrário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório