Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

Wifi4EU: "Nenhuns dados foram copiados nem revelados", garante Bruxelas

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, garantiu hoje que "nenhuns dados foram copiados nem revelados", num comentário à notícia de que informações pessoais estiveram acessíveis aos utilizadores da plataforma Wifi4EU.

Wifi4EU: "Nenhuns dados foram copiados nem revelados", garante Bruxelas
Notícias ao Minuto

13:17 - 07/11/18 por Lusa

Economia Internet

"Se retirarmos alguma coisa positiva do caso é que nenhuns dados foram copiados ou revelados, a parte mais problemática é que estiveram acessíveis", informou a responsável, em conferência de imprensa, na cimeira de tecnologia e inovação Web Summit, a decorrer em Lisboa.

Segundo o Jornal de Notícias, moradas, números de telefone, cópias de passaportes e de cartões de cidadão estiveram acessíveis a quem utiliza a plataforma Wifi4EU, um projeto da União Europeia para instalação de internet sem fios em espaços públicos.

O caso ocorreu em maio e afetou mais de 11.400 municípios de Estados Membros, das quais 241 câmaras municipais portuguesas.

A comissária garantiu que todos os dados "se mantiveram seguros", explicando que o alerta foi dado por alguém que acedeu aos dados, sem intenção de os utilizar e notou que o "serviço não era seguro o suficiente".

"Tudo foi resolvido e a nova versão, que acho que estará acessível a partir de hoje, é segura, como deve ser, porque, obviamente, encaramos estes assuntos muito seriamente", garantiu.

O projeto Wifi4EU visa disponibilizar wifi gratuito em locais como parques, praças, edifícios públicos e centros de saúde nos 28, podendo os pontos de acesso ser instalados pelos municípios e por empresas no âmbito do "vale da União Europeia" de 15 mil euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório