Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Aumentos dos salários na Função Pública? "Devem vir nos anexos, só pode"

O ministro das Finanças adiantou que estão disponíveis 50 milhões de euros para aumentos salariais para os trabalhadores do Estado, mas a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, considera que não há, porém, uma proposta em concreto, para este fim, inscrita no Orçamento do Estado.

Aumentos dos salários na Função Pública? "Devem vir nos anexos, só pode"
Notícias ao Minuto

10:31 - 16/10/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Frente Comum

Ana Avoila, dirigente da Frente Comum, referiu, esta terça-feira, que ainda não foi apresentada uma proposta em concreto para aumentar os salários dos trabalhadores da Função Pública. Isto, pouco depois da apresentação do Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2019).

"Os aumentos não vêm no Orçamento do Estado, devem vir nos anexos, só pode", disse Ana Avoila, em declarações ao Notícias ao Minuto, numa altura em que a dirigente ainda está a analisar o documento que foi entregue na segunda-feira na Assembleia da República. 

Esta terça-feira, na conferência de imprensa de apresentação do OE2019, o ministro das Finanças português, Mário Centeno, confirmou que há uma verba de 50 milhões destinada aos aumentos dos trabalhadores do Estado. 

Porém, Ana Avoila adiantou que "quando questionado sobre os aumentos, [Centeno] falou nos 50 milhões, mas não falou em nenhuma proposta em concreto". Ainda neste ponto, a sindicalista avançou que este montante "não dá para nada", justificando com a perda do poder de compra e com o pagamento faseado das progressões da carreira. 

Ana Avoila destacou também que este Orçamento "mantém-se em linha" com os restantes do atual Governo e que a expectativa era outra.

"Tínhamos  a expectativa de que este ano se repusesse aquilo que foi cortado no tempo da troika (...) e que se entrasse na normalidade dos salários dignos, ao invés dos salários baixos", mas, na opinião de Ana Avoila, "este Orçamento não vem acrescentar nada para a Administração Pública". 

[Notícia atualizada com mais informação às 11h17]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório