Aumentos dos salários na Função Pública? "Devem vir nos anexos, só pode"

O ministro das Finanças adiantou que estão disponíveis 50 milhões de euros para aumentos salariais para os trabalhadores do Estado, mas a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, considera que não há, porém, uma proposta em concreto, para este fim, inscrita no Orçamento do Estado.

Não há aumento de salários. Frente Comum fala em "repúdio" e "desacordo"

© Global Imagens

Beatriz Vasconcelos
16/10/2018 10:31 ‧ 16/10/2018 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Frente Comum

Ana Avoila, dirigente da Frente Comum, referiu, esta terça-feira, que ainda não foi apresentada uma proposta em concreto para aumentar os salários dos trabalhadores da Função Pública. Isto, pouco depois da apresentação do Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2019).

"Os aumentos não vêm no Orçamento do Estado, devem vir nos anexos, só pode", disse Ana Avoila, em declarações ao Notícias ao Minuto, numa altura em que a dirigente ainda está a analisar o documento que foi entregue na segunda-feira na Assembleia da República. 

Esta terça-feira, na conferência de imprensa de apresentação do OE2019, o ministro das Finanças português, Mário Centeno, confirmou que há uma verba de 50 milhões destinada aos aumentos dos trabalhadores do Estado. 

Porém, Ana Avoila adiantou que "quando questionado sobre os aumentos, [Centeno] falou nos 50 milhões, mas não falou em nenhuma proposta em concreto". Ainda neste ponto, a sindicalista avançou que este montante "não dá para nada", justificando com a perda do poder de compra e com o pagamento faseado das progressões da carreira. 

Ana Avoila destacou também que este Orçamento "mantém-se em linha" com os restantes do atual Governo e que a expectativa era outra.

"Tínhamos  a expectativa de que este ano se repusesse aquilo que foi cortado no tempo da troika (...) e que se entrasse na normalidade dos salários dignos, ao invés dos salários baixos", mas, na opinião de Ana Avoila, "este Orçamento não vem acrescentar nada para a Administração Pública". 

[Notícia atualizada com mais informação às 11h17]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas