Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

OE ao Minuto: "Este Orçamento é um marco histórico para Portugal"

A proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2019) foi entregue no final de segunda-feira, já bem perto da meia noite, na Assembleia da República. Todos os esclarecimentos adicionais foram remetidos para uma conferência de imprensa agendada para esta terça-feira. O Notícias ao Minuto acompanhou a apresentação ao minuto, para conhecer, em detalhe, todas as medidas que vão ter impacto, direto ou indireto, nos bolsos dos portugueses.

OE ao Minuto: "Este Orçamento é um marco histórico para Portugal"

09h46 - Termina a conferência de imprensa. Seguem-se agora as reações dos partidos no Parlamento. Fique a par de todas as medidas que vão ser implementadas já no próximo ano e que terão impacto no seu dia a dia, neste artigo

09h45 - Centeno não considera este orçamento eleitoralista e remete essas discussões para os "comentadores". 

09h41 - "Este foi o último Orçamento do Estado que eu apresentei", diz Centeno, no sentido de ser o mais recente, não confirmando se será ou não o seu último OE enquanto ministro das Finanças. 

09h37 - Volta a ter a palavra Centeno e agora fala sobre a situação política e orçamental que está a ser vivida em Itália. "Não devemos sobrevalorizar. O euro é muito resiliente e forte para ser perturbado por um Orçamento do Estado de um dos seus membros", diz o ministro, que é também presidente do Eurogrupo. 

09h31 - Tem agora a palavra o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, que fala sobre algumas das medidas já conhecidas. 

09h30 - Sobre as folgas orçamentais, Centeno está confiante quanto aos números projetados para o défice: "é um défice credível, é um défice atingível". E continua: "Temos uma almofada orçamental que se aproxima dos objetivos definidos para Portugal no âmbito dos compromissos europeus", refere o ministro, motivo pelo qual acredita que "Portugal está mais bem preparado para enfrentar dificuldades". 

09h27 - Centeno é agora questionado sobre se este orçamento prevê uma margem para responder a uma eventual crise. "O nível do investimento público é o que importa", esclarece o ministro, salientando que os números mais recentes do INE revelam um "fortíssimo crescimento do investimento público". 

09h21 - Questionado sobre os dividendos que o Governo pode vir a ganhar do Banco de Portugal (BdP) e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), enquanto acionista, Centeno não de alonga. "Não gostaria de discutir os valores de cada um deles dada a natureza de algumas dessas empresas."

09h15 - Centeno diz que não haverá atualização dos escalões do IRS no próximo ano, contrariamente ao que tem vindo a ser especulado. 

09h09 - A primeira pergunta é sobre os aumentos da função pública. Centeno fala numa "subida do salário médio superior a 3%", o que faz com que o salário médio cresça 68 euros. "Estão a ser descongelados nove anos de carreira em dois anos", destaca ainda o ministro. Há 50 milhões de euros para aumentos para os trabalhadores do Estado, refere Centeno, reforçando o que já havia dito antes da apresentação do OE2019.

09h07 - Fim da conferência de imprensa. Começam agora as perguntas dos jornalistas.

09h06 - "Devemos estar todos muito orgulhosos do que aconteceu a Portugal nos últimos anos", aponta o responsável, justificando que "todos os objetivos de 2015 foram cumpridos". 

09h05 - Centeno faz agora um balanço da atual legislatura: "Portugal regressou a um caminho de crescimento inclusivo. Este era o cenário do Governo". 

09h02 - Ministro fala em cinco novos hospitais e várias dezenas de centros de saúde. "A saúde é a maior das prioridades do Governo naquilo que são as políticas sociais", explica, referindo que vai haver um novo projeto-piloto para o financiamento dos hospitais. 

09h00 - Sobre a administração e emprego público, o ministro diz que este Orçamento "mantém a linha", destacando as progressões na carreira. Centeno aproveita para anunciar, também, um programa de contratações "para permitir uma renovação dos quadros técnicos". O ministro diz que é necessário "sangue novo". 

08h57 - Centeno fala agora das medidas destinadas às empresas e destaca o fim da obrigatoriedade do PEC e as medidas destinadas à valorização do interior do país. "A melhor notícia para as empresas, nos últimos anos, é a melhoria das condições de financiamento, que prosseguirão em 2019", refere. 

08h56 - Centeno fala agora das medidas com impacto mais direto no quotidiano dos portugueses, como o fim da reforma do IRS. "Reforçamos o abono de família, mas as boas notícias para as famílias não se restringem a isto", diz Centeno, destacando outros programas de apoio 

08h53 - "Todos estes indicadores permitiram uma redução dos custos de financiamento", referindo-se aos juros e justificando-os com a melhoria da economia portuguesa. Isto permite que a "confiança esteja em máximos de vários séculos", principalmente em Portugal, salienta. 

08h51 - O ministro das Finanças diz também que este orçamento prossegue a estratégia de consolidação orçamental, constitui um "cumprimento do programa do Governo". 

08h49 - Centeno fala num crescimento inclusivo que começará no mercado de trabalho. "Há uma redução muito significativa do desemprego", apontando para a previsão de uma taxa de desemprego na ordem dos 6,3%.

08h48 - "Este orçamento é um marco histórico para Portugal", começa por dizer Centeno, salientando as perspetivas macroeconómicas previstas no documento para o próximo ano, nomeadamente o défice de 0,2%.

08h47 - Centeno já está no Ministério das Finanças. Conferência de imprensa começa dentro de momentos. 

08h42 - Partidos reagem a partir das 10h00. De acordo com informação avançada pela SIC Notícias, as primeiras reações dos partidos deverão começar a chegar logo depois de concluída a conferência de imprensa de Centeno, que já leva um atraso de 10 minutos.

08h37 - Documento do OE2019 tem 336 páginas. A título de curiosidade, a proposta do Orçamento do próximo ano, o último da atual legislatura, tem 336 páginas. Pode consultar o documento na íntegra aqui.

08h30 - Conferência de imprensa ainda não começou. A SIC Notícias diz que poderá haver um ligeiro atraso face à hora prevista, tendo em conta que Mário Centeno ainda não chegou ao Salão Nobre do Ministério das Finanças.

08h21 - Confirma-se um aumento extraordinário das pensões. Os pensionistas vão ter um aumento regular das suas reformas em janeiro, mês em que haverá também um aumento extraordinário das pensões, entre os seis e os 10 euros, refere a proposta de Orçamento do Estado para 2019.

08h07 - Previsão do défice de 0,2% foi confirmada por Centeno, mas há mais. Recorde aqui todas as medidas conhecidas esta madrugada e que estão incluídas na proposta do OE2019

08h00 - "Orçamento prossegue o caminho do rigor e do equilíbrio das contas", disse o ministro das Finanças português, Mário Centeno, na segunda-feira, em declarações aos jornalistas. Foi a primeira declaração do responsável pelas finanças portuguesas após um curto encontro com o presidente da Assembleia da Republica, Eduardo Ferro Rodrigues, já em cima da meia noite. 

Recorde o momento da entrada de Mário Centeno na Assembleia da República, acompanhado pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

Ver esta publicação no Instagram

Quatro Orçamentos do Estado, de uma maioria a quem não davam dez dias de vida. #pns #seap #quatroorçamentos #xxigoverno #assembleiadarepublica #oe2019 (Foto: Paulo Vaz Henriques)

Uma publicação partilhada por Pedro Nuno Santos (@pnunosantos) a 15 de Out, 2018 às 4:43 PDT

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório