Bolsas europeias em queda depois de fortes descidas nos mercados

As bolsas europeias estão em queda, seguindo as fortes descidas dos mercados asiáticos e norte-americanos, influenciados pela subida das taxas de juro nos EUA e pelas críticas do Presidente Donald Trump contra esta política.

PSI 20, PSI20, bolsa de lisboa, bolsas, mercados, mercado financeiro

© Reuters

Lusa
11/10/2018 09:44 ‧ 11/10/2018 por Lusa

Economia

Mercado

 

Cerca das 09:10 (hora de Lisboa), o índice STX Europe 600 recuava 1,41%, para 361,77 pontos, Londres caía 1,30%, Paris perdia 1,65%, Frankfurt estava em baixa de 1,12%, Madrid cedia 1,37%, Milão quebrava 1,34% e Lisboa descia 1,11%.

Os mercados asiáticos e europeus registavam quebras, depois de Wall Street, na quarta-feira, ter encerrado com fortes e generalizadas baixas, na sua pior sessão em oito meses, com os índices de referência a perderem mais de 3%.

A queda no mercado de Nova Iorque foi atribuída a uma derrocada no setor tecnológico em contexto de forte subida das taxas de juro.

O mercado de Tóquio fechou em baixa de 3,89% enquanto Xangai caia mais de 5% e Hong Kong perdia 4%.

Para os analistas, o comportamento das bolsas europeias está relacionado com estas quedas mas também com as preocupações acerca das relações comerciais entre os EUA e a China e alguma prudência perante anúncios de resultados de empresas.

Na quarta-feira, o Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a Reserva Federal (Fed) pela sua política de subida das taxas de juro.

"Com efeito, trata-se da correção que esperávamos há muito tempo", mas "não estou de acordo com o que a Fed está a fazer, okay!", afirmou Donald Trump.

A responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, justificou as subidas das taxas de juro dizendo que "são um desenvolvimento necessário" e "inevitável" para economias como os EUA, que regista um crescimento robusto, uma inflação a aumentar e um desemprego "extremamente baixo".

Já o preço do barril de petróleo Brent, para entrega em dezembro, abriu hoje em baixa no mercado de futuros de Londres, a valer 82,60 dólares, menos 0,7% do que no encerramento da sessão anterior.

O euro valorizou-se hoje de manhã no mercado de divisas de Frankfurt ao transacionar-se a 1,1554 dólares, contra os 1,1533 dólares observados na quarta-feira.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas