O 'economês' é algo que pode assustar, mas muitas das expressões utilizadas no mundo da economia são frequentemente utilizadas no dia a dia. Conceitos como juros, inflação ou taxas de câmbio são as expressões financeiras mais conhecidas, segundo um estudo.
De acordo com o Observador Literacia Financeira, "os resultados do inquérito indicam que os portugueses ainda estão longe de mostrar total à vontade com o jargão, apesar de aumentar a percentagem de pessoas que conhecem o significado de variadas expressões financeiras", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
De entre os conceitos apresentados no estudo, 'juros' parece ser a mais conhecida para 75% dos inquiridos. Depois, a expressão 'inflação' é reconhecida por 49% dos portugueses. Por último, 53% dos portugueses afirmam conhecer a expressão 'taxa de câmbio'.
"Certos conceitos e expressões financeiras fazem parte do nosso dia a dia e o seu conhecimento é essencial para tomar decisões mais adequadas", afirma Leonor Santos, diretora de 'compliance' e jurídico do Cetelem.