Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

FESAP quer aumentos que dignifiquem trabalhadores e ameaça com nova greve

O dirigente da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) reafirmou hoje que se o Governo não avançar com aumentos salariais que dignifiquem os trabalhadores vai partir para a greve.

FESAP quer aumentos que dignifiquem trabalhadores e ameaça com nova greve
Notícias ao Minuto

21:35 - 04/10/18 por Lusa

Economia José Abraão

"Não queremos cinco euros porque achamos que é ridículo, mas um aumento que dignifique os trabalhadores", sublinhou o dirigente da FESAP, José Abraão, à saída de uma reunião no Ministério das Finanças, em Lisboa, sobre Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

"Se não houver aumentos salariais com alguma forma de dignificar os trabalhadores resta-nos o que é mais natural e, como tenho dito, um dia de greve será pouco", reforçou o sindicalista.

Segundo José Abraão, os resultados da reunião de hoje foram "praticamente nenhuns", uma vez que se mantêm "alguns constrangimentos" para a administração pública em 2019.

"Mais uma vez vamos ter em 2019 uma normalidade gradual que é para nós inaceitável", disse, referindo-se à proposta do Governo sobre novo faseamento das progressões no próximo ano.

O dirigente da FESAP contou que na reunião foi dada a garantia de que o Governo iria apresentar na próxima semana "um conjunto de propostas que pudesse chegar a todos os trabalhadores, desde a questão das opções gestionárias [progressões por opção dos dirigentes] até à questão dos aumentos salariais".

A próxima reunião está marcada para quarta-feira, dia 10.

A FESAP reclama aumentos de 3,5% para todos os trabalhadores da administração pública.

"Acho que o Governo percebeu e que vai com certeza acomodar as condições para que, de algum modo, para o próximo ano possa haver um aumento salarial que possa abranger todos os trabalhadores", acrescentou.

As três estruturas sindicais da administração pública -- Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Frente Comum e FESAP - foram recebidas esta tarde no Ministério das Finanças para discutir o OE2019.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório